Vacina

Vacina para câncer em teste derruba quase pela metade o risco de morte ou recidiva

Trata-se de uma vacina em estudo para tratamento – e não prevenção -, destinada a pacientes já diagnosticados com câncer

Uma vacina para tratar câncer em estudo, utilizada junto de um medicamento já indicado contra diferentes tumores, tem conseguido reduzir o risco de recorrência de câncer de pele ou morte em 49% quando comparado com o uso do remédio isoladamente.

Os dados foram divulgados pelas farmacêuticas Moderna e MSD, responsáveis pelo desenvolvimento e pela análise da vacina V940 junto do medicamento Keytruda. Os resultados são da fase intermediária do estudo, que acompanhou por cinco anos 157 pacientes com melanoma de alto risco em estádio III/IV e ressecção cirúrgica completa do tumor.

Vacina contra câncer

Vacina
(Crédito: freepik/ Freepik)

O melanoma é o tipo de câncer de pele com mais alto índice de mortalidade. A V940 é uma vacina terapêutica, para tratar pacientes que já foram diagnosticados com um tumor. 

Um diferencial desse tratamento é que ele pode ser personalizado de acordo com as necessidades e características da pessoa.

Além da diminuição no número de mortes e recidivas por aumentar a capacidade do organismo de detectar e lutar contra as células tumorais, a fase intermediária do estudo reafirmou que a nova terapia é segura. 

Ao todo, oito ensaios clínicos de fases intermediária e final estão em andamento, incluindo câncer melanoma, de pulmão, bexiga e carcinoma de células renais.

Câncer de pele
(Crédito: freepik/ Freepik)

Leia mais: