null: nullpx
dor nas costas-Tasaudavel

Como saber se a dor nas costas é dor de rim? Médico dá dicas para identificar

Muitas vezes, o que parece ser dor na região lombar é, na verdade, um sintoma de problemas renais
Publicado 7 Nov 2023 – 09:39 AM EST | Atualizado 22 Nov 2023 – 03:19 PM EST
Compartilhar
Default image alt
Dor nas costas Crédito: microgen/Istock

Dores nas costas, especialmente na área da lombar, são algo bastante comum, mas, como os rins ficam posicionados próximos à coluna, um incômodo nos órgãos pode facilmente ser confundido com um simples desconforto muscular. Saiba como identificar se a dor é nas costas ou nos rins e definir quais cuidados tomar.

Dor nos rins ou dor nas costas? Saiba como diferenciar


Problemas nos rins podem levar a desdobramentos sérios e, por isso, dores na região lombar nunca podem ser ignoradas. Nem sempre, porém, é tão fácil de diferenciá-las - mas, segundo o médico André Evaristo, ortopedista do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, há alguns sinais específicos que ajudam a definir o que está causando a dor. ou nos rins.

Segundo ele, a lombalgia, nome que se dá para a dor nas costas localizada na lombar, região próxima aos rins, pode ser leve ou grave e é caracterizada por pontadas, irradiação para membros inferiores ou queimação.


Enquanto isso, a dor nos rins tende a ser mais aguda, geralmente é intensa e chega até a incapacitar o paciente. Além disso, o desconforto renal surge repentinamente e, em alguns casos, exige atendimento médico urgente. Infecções, alterações no funcionamento do próprio órgão, cistos ou pedras, traumas e câncer são algumas das causas de dor nos rins.

É comum que as dores renais ocorram abaixo da caixa torácica em um ou nos dois lados da coluna vertebral, sendo mais comum próximo a coluna lombar. Já a dor nas costas pode afetar qualquer parte da coluna (cervical, torácica, lombar), afirma o ortopedista.

Doenças e sintomas

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse