“Todo desafio mental estimula, de alguma forma, a memória e a cognição”, afirma o especialista pela USP em neurologia e membro da Academia Brasileira de Neurologia, Leandro Teles. Jogos de tabuleiro, cartas, dominó, quebra-cabeças, sudoku, estimulam a concentração, o pensamento estratégico e a capacidade de previsão de resultados.
Veja também:
Alimentos ricos em ferro contra amnésia
Memória ruim: o que pode te deixar esquecidinho
Dicas para melhorar a memória
Segundo o neurologia, esses exercícios fazem de forma lúdica e competitiva o que nosso cérebro precisa fazer na vida real, onde os riscos são maiores e há mais elementos a serem considerados.
Além dos jogos e passatempo, a principal dica do especialista para uma memória afiada é procurar sempre vivenciar coisas novas. “Aprenda um idioma, um esporte ou um novo hobby. Conheça pessoas novas, outras culturas, outras formas de expressar a arte e experimentar o mundo. Viaje, inverta talheres, alterne a estrutura de sua sala de trabalho e a estrutura dos seus laços afetivos e sociais.
O cérebro repara no novo, no criativo, no que salta aos olhos. Invista seu tempo nisso. Certamente você desenvolverá um cérebro mais crítico, mais ligado ao seu redor, mais eficiente e, com toda certeza, menos esquecido”, conclui Teles.
Confira algumas dicas para exercitar o cérebro e melhorar a memória.









