A apendicite é o nome dado à inflamação do apêndice, pequeno órgão localizado na primeira porção do intestino grosso. Bastante comum, o quadro causa uma dor abdominal aguda que tende a começar em um lado específico da barriga antes de se espalhar por ela. Entenda como é a dor de apendicite, quais sintomas a acompanham e quando é indicado buscar atendimento emergencial.
Como é a dor de apendicite? Entenda este e outros sintomas
O principal sintoma de apendicite é a dor no abdômen e, em boa parte dos casos, este sintoma tem características bem específicas. A dor de apendicite acontece de forma gradual: começa no meio da barriga, ao redor do umbigo, e depois irradia para a lateral direita do abdômen.
O incômodo tende a piorar quando o paciente tosse, caminha ou realiza outros movimentos bruscos. Sem tratamento, a inflamação inevitavelmente piora e a dor se torna cada vez mais forte.

De acordo com informações da Mayo Clinic, além da dor no lado direito da barriga, a apendicite pode vir acompanhada de outros sintomas, como:
- Náusea e vômito;
- Perda de apetite;
- Febre baixa que pode piorar à medida que a doença progride;
- Prisão de ventre ou diarreia;
- Inchaço abdominal;
- Flatulência.
Apendicite: quando ir ao médico?
Diante de mais de um dos sintomas citados – especialmente a dor -, é indicado buscar ajuda médica imediatamente. Se a dor na região da barriga diminuir por algum tempo e, depois, piorar, é um sinal de que o quadro está avançado e de que o apêndice pode ter se rompido. Neste cenário, a urgência é ainda maior devido ao risco de infecção generalizada

O tratamento da apendicite geralmente envolve cirurgia para remover o apêndice inflamado. Antes do procedimento, o paciente pode ainda receber uma dose de antibióticos para tratar a infecção.
A operação de remoção do apêndice é relativamente simples e segura, com grandes taxas de sucesso. O procedimento geralmente é realizado por laparoscopia, minimamente invasivo e sob efeito de anestesia.