Como escolher uma blusa UV: dica de especialista para saber se a peça tem proteção

Saiba identificar uma roupa que vai garantir curtir o verão sem preocupações com queimaduras de sol

Embora seja benéfico para a saúde e indicado para quem está com o nível de vitamina D baixo, tomar muito sol não é o ideal. Por isso, para aproveitar o verão em segurança e sem precisar ficar reaplicando o protetor no corpo todo, algumas pessoas optam pela blusa com proteção UV.

Pensando nisso, a dermatologista Julia Melo decidiu compartilhar algumas dicas no Instagram para escolher a melhor opção.

Dicas para comprar blusa UV

(Crédito: wayhomestudio/freepik | : Reprodução/ Instagram @_juliamelo)

Segundo a médica, essa peça é ainda mais indicada para quem pratica exercícios físicos ao ar livre. “Quanto mais atividade física a gente faz, mais suado a gente fica e mais protetor solar vai indo embora”, explica.

De maneira geral, qualquer tecido já fornece uma proteção solar. “Tecidos sintéticos, tipo poliéster, nylon, poliamida, protegem mais do que tecidos naturais”. Isso acontece exatamente pois as opções naturais permitem que a luz passe através delas. Além disso, a trama mais fechada e as cores escuras contribuem para que a radiação passe menos.

No entanto, uma blusa UV conta ainda com substâncias para uma melhor proteção solar. Além disso, uma peça com FPS deve contar com um selo de certificação.

Para mais conforto térmico, as peças específicas com proteção UV costumam ser mais respiráveis. Ainda assim, a médica sugere escolher as opções com mais poliamida e menos poliéster. Outra dica de Julia Melo é evitar a opção branca, pois, apesar de bonita, costuma manchar.

Dicas para o verão