Por mais que você se esforce em manter a disciplina na hora de ir para a academia e siga corretamente seu plano de emagrecimento, às vezes sente que não está conseguindo conquistar o sucesso quando sobe na balança. Existem vários fatores que podem contribuir para o atraso no processo de perda de peso. Confira alguns erros que pode estar cometendo sem saber ou mesmo condições físicas que boicotam seu projeto de ter uma silhueta mais afinada:
Leia também:
Dieta saudável: 12 dicas para emagrecer rápido
3 dietas mais fáceis de seguir
Dieta com melancia ajuda a emagrecer

Estresse: nenhuma dieta ou série de exercícios surtirá efeito se você permanecer ansiosa e nervosa durante muito tempo. Isso acontece porque a condição favorece a produção do hormônio cortisol que, em excesso, aumenta os depósitos de gordura no corpo.

Sono: ir tarde para a cama por passar muito tempo na academia ou acordar cedo demais para preparar seu café da manhã tampouco ajuda. Uma noite de sono ruim inibe a produção de leptina, o hormônio da saciedade, e aumenta no organismo a liberação de grelina, o hormônio da fome.

Hipotireoidismo: o problema na tireoide (uma pequena glândula localizada no pescoço) pode tornar seu metabolismo mais lento e impedir que você perca peso. Consulte um especialista para saber se sua saúde anda em dia.

Medicamentos: o uso constante de cortisona, encontrada em remédios contra alergias, e hormônios, presentes em pílulas anticoncepcionais, também podem desregular o seu organismo e boicotar a sua dieta.

Pular refeições: manter uma rotina diária com 5 refeições é essencial para emagrecer com saúde. Infelizmente, muita gente ignora até mesmo o café da manhã, considerada a mais importante refeição do dia para quem quer emagrecer.

Dietas erradas: apostar em regimes restritivos ou deixar de consultar um especialista pode afetar seu organismo, fazer com que você se alimente de forma equivocada e contribuir ainda mais para o ganho de peso.

Falta de fibras: além de contribuir para evitar certos tipos de câncer, a ingestão de fibras ajuda a regular o açúcar no sangue e reduzir o colesterol. Ela pode ser encontrada em frutas, verduras e grãos integrais.

Hidratação: substituir o suco de frutas por água uma vez por dia faz você consumir menos calorias 700 durante a semana.

Alimentos saudáveis: espalhe produtos saudáveis pela sua geladeira, esconda as tentações e faça um estoque pessoal de iogurtes, frutas, nozes e grãos saudáveis para manter na cozinha.

Exercícios: treinos forçados podem fazer você acreditar que vai secar e conquistar músculos de forma mais rápida. No entanto, praticar atividades físicas de forma gradual, com ajuda de um profissional, é sempre o mais indicado. Evite ainda exercícios da moda e encare uma rotina que realmente te dá prazer e que combine com o seu perfil.

Atitudes impulsivas: momentos de estresse podem detonar sua dieta sem você perceber. Evite, por exemplo, ir ao supermercado quando estiver nervosa ou estressada. Isso pode fazer com que você abasteça o carrinho com produtos poucos saudáveis.

Relaxamento: separar um momento do dia para descansar e esquecer as tensões do trabalho ajuda você a refletir até mesmo sobre as escolhas certas e saudáveis na hora de se sentar para comer.

Molhos para salada: não adiante encher o prato de salada se você faz uso de produtos industrializados como acompanhamento. Eles geralmente são extremamente calóricos e pouco saudáveis.

Genética: a obesidade, infelizmente, é uma das coisas que podemos herdar dos nossos pais. No entanto, especialistas apontam que mesmo quem possui uma predisposição para a obesidade pode reverter as chances em até 40% com exercício físicos e hábitos saudáveis.








