Processo de produção de alguns tipos de laticínios reduzem a presença desse carboidrato
Quem tem intolerância à lactose sabe que, apesar de ter crescido a oferta, não é sempre que se encontra opções de produtos destinados a essa restrição alimentar. No entanto, alguns produtos ditos comuns podem te ajudar a evitar o desconforto sem precisar de comprimidos de enzima.
Entre os queijos, por exemplo, há algumas opções que são muito mais leves para os intolerantes à lactose, como explica a nutricionista Nathália Oliveira.
Quais são os queijos recomendados para os intolerantes à lactose?

“Nem todos os queijos precisam ser eliminados da sua alimentação”, afirma a especialista. Isso acontece porque alguns processos de produção já contam com uma redução natural da lactose, tornando-os de muito mais fácil digestão. Entre eles estão:
- Grana padano: lactose praticamente inexistente;
- Emmental: curado por meses, a lactose é quase zero;
- Provolone: se maturado, pode entrar na dieta do intolerante;
- Gorgonzola: as bactérias boas ajudam na quebra da lactose;
- Parmesão: passa por maturação, logo, quase não tem lactose;
- Queijo Reino: também passa pela maturação.
É importante destacar, contudo, que a procedência do alimento faz a diferença para que os processos sejam feitos de maneira adequada. Além disso, a sugestão é começar com pequenas quantidades para se certificar de que não fará mal. Já para quem possui alergia ao leite, a nutricionista não indica o consumo de nenhuma opção de queijo.









