A alimentação e a prática de exercícios físicos geralmente são os pilares de um regime para emagrecer, mas dependem totalmente de outro fator nem sempre lembrado: o controle mental.
A jornalista e pesquisadora Kyene Becker da Silva recebeu por anos o diagnóstico errado sobre sua saúde mental. Em entrevista ao VIX, ela explicou por que o transtorno demorou mais de 10 anos para ser identificado e de que maneira o atraso em saber o que de fato acontecia causou, como uso de medicamentos inapropriados e até mesmo prejuízos na vida social.
Ao falar sobre depressão no programa “Todo Seu”, da Rede TV, do qual agora participa dando dicas de saúde, o médico e político Geraldo Alckmin utilizou um exemplo bastante didático para detalhar como a doença age no organismo: Neymar serviu de instrumento entre a conversa do especialista e o apresentador Ronnie Von e tornou o papo sobre o transtorno bem mais fácil de ser compreendido.
O ato de se alimentar, além de primordial para a sobrevivência humana, tem uma importância gigantesca na vida social das pessoas. Afinal, comemos quando sentimos fome, mas também quando queremos comemorar alguma coisa ou até mesmo quando estamos tristes e precisamos de um consolo.
Você é daquelas pessoas que não suportam ver um animal abandonado na rua que morrem de dó? Ou então se envolvem tanto com os problemas de pessoas próximas que acabam sentindo efeitos negativos no próprio bem-estar?
Quantas calorias há nessa refeição? Esse alimento é livre de glúten? Devo evitar a sobremesa? Não são essas as perguntas que você deve fazer para conseguir emagrecer.
Você já experimentou diversas dietas ao longo da vida, até chegou a perder alguns quilos, mas recuperou o peso ou mesmo engordou mais pouco tempo após o fim do regime? Saiba que o drama é conhecido pela maioria das pessoas e nem sempre está relacionado a indisciplina e falta de força de vontade.
Se você mantém um cardápio restrito, conta calorias com disciplina e, ainda assim, não consegue emagrecer, saiba que pode estar cometendo erros não em relação aos alimentos que consome, mas sim na forma como realiza suas refeições.
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) repudiou a cena da novela "O Outro Lado do Paraíso", da TV Globo, em que a protagonista Clara (Bianca Bin) é torturada com uma máquina de eletrochoque após ser internada involuntariamente em um hospital psiquiátrico.
Pode até parecer inocente, mas arrancar fios de cabelo compulsivamente é um ato prejudicial e que pode indicar a presença de uma doença psíquica ligada a outros distúrbios. Entenda:
Apesar de seu longo histórico de discriminação e negligência, atualmente a depressão tem sido muito debatida e divulgada. Entretanto, ainda há uma série de dúvidas sobre a ação dos antidepressivos, carro-chefe do tratamento, que impede muitas pessoas de alcançarem a tão sonhada cura da doença.