Durante uma edição do programa Encontro (TV Globo), Fátima Bernardes revelou o que faz para aliviar ansiedade e dormir melhor. A técnica usada pela apresentadora é recomendada por especialistas e pode fazer a diferença no equilíbrio emocional. Confira:
"Eu fiz minha primeira dieta com 7 anos. Não me lembro de alguma época em que eu não estivesse tentando emagrecer. Mesmo assim, aos 18 anos, eu pesava 160 kg". É assim que Paula Teixeira começa a contar a conturbada relação que manteve com seu próprio corpo a vida inteira.
A ansiedade pode fazer com que uma simples tarefa seja terrivelmente difícil de ser realizada. A fim de amenizar esse problema sem o uso de remédios, cientistas descobriram uma técnica baseada na meditação que ajuda ansiosos, mudando o controle sobre pensamentos e os deixando muito mais focados.
A instrutora de yoga Lúcia Rodrigues afirma que falta de persistência não deixa as pessoas sentirem os benefícios do processo de serenizar a mente. E ela completa que, neste trabalho, cada um se coloca como o observador dos próprios pensamentos, sem se deixar envolver por eles, em uma sucessão ininterrupta de associações de pensamentos.
Você já reparou que nas técnicas milenares orientais de prática de exercícios sempre há uma pausa para meditação? E apesar de milenar, a meditação pode ser bem útil na estressante atualidade. Meditar não faz bem apenas para a mente, mas também melhora (e muito) a saúde. Isso é comprovado por mais de mil estudos sobre a prática, realizado por grandes universidades, como a Harvard, nos EUA.
Para sentir as vantagens dessa técnica ancestral, o segredo é incorporar a meditação ao dia-a-dia, mantendo a paz e o equilíbrio, principalmente, nos momentos de tormenta. "Meditar é tornar consciência de agora e prestar atenção em gestos banais e automáticos", afirma Antônio Tigre. Ele afirma que, quando estamos mais atentos aumentamos a qualidade das tarefas que realizamos. Algumas ações singelas também são exercícios de meditação. "Algumas práticas, como o budismo, por exemplo, estão centradas na atenção plena. Nada mais do que alguns minutos por dia de percepção às sensações.
Ainda não chegou lá? Calma, não adianta se precipitar. Os professores garantem que com a cabeça leve e muita paciência qualquer um é capaz de meditar. Veja as dicas do Espaço Nirvana para facilitar a meditação.
Quando assistimos a um filme de nossa infância, temos a estranha sensação de que aquela pessoa ali, com nosso rosto, voz e gestos, é muito diferente do que somos hoje. Há, simultaneamente, uma identificação e um estranhamento. Esta é a capacidade que a meditação tem. De nos fazer enxergar a nós mesmos, só que de fora, sem julgamentos.
Conhecido como "matador silencioso", o estresse é a causa direta e indireta de inúmeras doenças e complicações sérias que atingem homens e mulheres de diferentes idades. Quando não são liberadas, as tensões passam a se acumular no corpo e a provocar o chamado estresse crônico, que é ainda mais perigoso para a saúde.