Você pode estar intoxicando suas refeições se comete esses erros comuns ao cozinhar

Se dar bem na cozinha vai muito além de fazer um prato perfeito. Na verdade, alguns erros ao cozinhar podem não só estragar a comida como também a sua saúde. Tudo isso depende de alguns detalhes aos quais é importante estar atento para não causar até problemas mais chatinhos, como uma intoxicação.

Escolha do óleo

Manteiga, azeite, óleo de coco ou banha de porco? A cada ano a recomendação muda. Além disso, cada alimento reage melhor a um tipo, por isso o ideal não é comprar um pote grande de um só e usar para tudo. Mas quando o assunto é óleo vegetal, evite os de soja e milho, pois são capazes de aumentar a sua chance de diabetes.

Superaquecimento do óleo

Além de saber escolher o tipo ideal, você precisa estar atento à temperatura. Ao ser aquecido mais do que a sua capacidade, os óleos, especialmente os de origem vegetal (exceto o óleo de coco), costumam produzir substâncias nocivas para o corpo e até perder seus benefícios.

Ponto da carne

Carnes muito cruas podem causar intoxicações, mas as muito passadas também podem fazer mal. Cozinha-la a cerca de 300ª pode produzir substâncias cancerígenas e que prejudicam o DNA humano.

Escolha das panelas

Apesar de ajudar no preparo dos alimentos, o teflon não é tão bom para o corpo. Pesquisas sugerem que ele pode estar ligado ao câncer e à disfunção hepática. Por isso, prefira panelas de ferro fundido, inox, cerâmica ou vidro.

Tábuas de cortes

As feitas em madeira podem favorecer a proliferação de bactérias devido à superfície porosa. O ideal, então, é optar pelas de vidro ou de polietileno.

Guardando os restos

Como você armazena as sobras de comida também pode contribuir para que você tenha problemas de saúde. Alguns tipos de plástico liberam substâncias cancerígenas. Por isso, é importante optar por vasilhames sem BPA ou até por peças de vidro. Além disso, é importante guardar a comida ainda quente, para diminuir o risco de contaminação.

Alimentos que fazem mal