Responsável pela produção de hormônios que influenciam em diversas funções do corpo, a tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço que atua na velocidade do metabolismo e no funcionamento do cérebro, do coração e de outros órgãos vitais.
Um distúrbio na tireoide, portanto, pode provocar uma verdadeira bagunça no organismo e, no caso das mulheres, resultar em variadas condições de saúde. Entenda como um problema na glândula afeta o corpo feminino, segundo informações da Universidade Johns Hopkins Medicine:
Como um distúrbio da tireoide afeta a mulher

Puberdade e menstruação: distúrbios da tireoide podem fazer com que a puberdade e a menstruação ocorrem mais cedo ou mais tarde do que o normal. Além disso, níveis anormalmente altos ou baixos do hormônio tireoidiano podem causar períodos menstruais muito leves ou muito intensos, irregulares ou ausentes ( amenorreia).

Fertilidade: uma tireoide hiperativa ou hipoativa também pode afetar a ovulação, que é a liberação de um ovo para fertilização. Os distúrbios podem, portanto, dificultar uma gravidez e ainda aumentar os riscos de cistos nos ovários.

Gravidez e pós-parto: problema de tireoide na gestação pode prejudicar o feto. O hipotireoidismo materno, por exemplo, quando não tratado, pode causar sérios danos ao bebê, incluindo insuficiência cardíaca e retardo mental.

Menopausa: uma bagunça na tireoide pode causar o início precoce da menopausa (antes dos 40 anos). Os sintomas de hipertireoidismo podem, inclusive, ser confundidos com a menopausa precoce, com sinais como falta de menstruação, ondas de calor, insônia e alterações de humor.
Problemas na tireoide
- Menstruação irregular, pele seca e queda de cabelo indicam hipotireoidismo
- Quem tem problema na tireoide não deveria tomar chá verde: entenda
- São estes hábitos (bem comuns) que detonam sua tireoide pouco a pouco








