Norte-americana desenvolveu a síndrome Ramsay Hunt, a mesma que causou paralisia no rosto de Justin Bieber.
A cabeleireira norte-americana Kelly Stech passou um ano planejando seu casamento. Entretanto, na semana do casamento, ela começou a sentir uma dor no ouvido direito. Depois, começaram a surgir bolhas na orelha.
Ela chegou a passar por atendimentos em pronto-socorro, mas os sintomas continuaram a piorar. Na véspera da cerimônia, o lado direito do rosto de Kelly ficou completamente paralisado.
Síndrome de Ramsay Hunt
Kelly reduziu o número de convidados do casamento, como revelou em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, mas não desistiu de subir ao altar.
“Se tentasse sorrir mostrando os dentes, definitivamente ficava torto. No meio do dia, minha pálpebra direita paralisou. Eu não conseguia piscar. Senti que era o dia mais feliz da minha vida, mas não queria que as pessoas pensassem que eu estava infeliz porque não conseguia sorrir no dia do meu casamento.”
Dias depois, a cabeleireira foi diagnosticada com a síndrome Ramsay Hunt, uma condição rara causada por um vírus bastante comum: varicela-zóster.
É o mesmo da catapora, que fica adormecido no organismo depois do primeiro contágio. No caso da síndrome Ramsay Hunt, o vírus afeta o nervo facial, causando fraqueza em um lado do rosto e outros sintomas.
Em junho de 2022, o cantor Justin Bieber foi diagnosticado com o mesmo problema.
Sintomas da síndrome

Também conhecida como herpes zóster ótico, a síndrome pode apresentar diversos sintomas:
- > paralisia facial em um dos lados do rosto;
- > lesões ou bolhas dentro ou ao redor de um dos ouvidos, que podem afetar também a língua e céu da boca;
- > zumbido;
- > perda de audição;
- > dificuldade em fechar o olho do lado afetado;
- > perda do paladar;
- > sensação de tontura.
Diagnóstico do herpes zóster ótico
Não apenas por conta dos sintomas, o atendimento médico rápido é essencial porque a síndrome pode ser confundida com outras condições, como um AVC (acidente vascular cerebral).
O diagnóstico costuma ser feito com base nos sintomas clínicos, como a paralisia facial e as lesões e bolhas. Exames como o de sangue e ressonância magnética também podem ser pedidos.
Quando o diagnóstico e tratamento são feitos precocemente, em poucos dias é possível notar melhora dos sintomas. Entretanto, algumas pessoas podem desenvolver sequelas permanentes.
Tratamento

De forma geral, o tratamento é feito com medicamentos antivirais, para reduzir a inflamação e contra a dor. Usar lubrificante para o olho paralisado também é necessário.
A maioria dos pacientes se recupera bem e não apresenta mais o problema. É o caso de Kelly e Justin, que voltaram a sorrir normalmente.
Riscos e como evitar

Qualquer pessoa que teve catapora pode desenvolver a síndrome, assim como a herpes zóster tradicional.
Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos acima dos 60 anos e em pessoas com sistema imunológico comprometido.
O vírus varicela-zóster fica adormecido no organismo depois da catapora. Depois que ela passa, a pessoa não desenvolve de novo a catapora, mas, se o vírus for reativado, surge a herpes zóster.
A melhor forma de evitar a condição é:
- > manter um estilo de vida saudável;
- > evitar excessos;
- > manter equilíbrio emocional;
- > evitar o estresse.
Já existe também vacina contra o herpes zóster, mas ela ainda não foi incluída ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Agora já casada, Kelly entende que o estresse da pré-cerimônia desencadeou a síndrome. Agora, alerta outras noivas a controlarem a pressão emocional.
“Vocês não querem acabar paralisadas no dia do casamento. Não se estressem com os sapatos ou com o clima.”
Este texto contém informações da organização britânica Facial Palsy e do ramsayhunt.org, site de apoio e informação para pacientes com Síndrome de Ramsay Hunt.