Após cancelar alguns shows, Justin Bieber usou seu perfil no Instagram para divulgar o motivo de saúde que o fez ter de se afastar das atividades. No post, o cantor canadense afirma ter desenvolvido uma doença rara chamada Síndrome de Ramsay Hunt – e tudo aconteceu após ele ter partes de seu rosto completamente paralisadas.
Justin Bieber anuncia diagnóstico de doença rara
Recentemente, o cantor Justin Bieber preocupou fãs ao cancelar algumas de suas próximas apresentações e, diante de questionamentos, veio a público explicar o que aconteceu. Com metade do rosto paralisada, Bieber afirmou ter sido diagnosticado com Síndrome de Ramsay Hunt e se mostrou bastante abalado em dar a notícia.
“Como vocês provavelmente conseguem ver no meu rosto, eu tenho esta síndrome chamada Síndrome de Ramsay Hunt. Vem de um vírus que ataca o nervo da orelha, meus nervos faciais. Fez meu rosto paralisar. Como vocês podem ver, este olho não está piscando, não consigo sorrir deste lado do rosto, esta narina não se move”, afirmou o cantor enquanto tentava movimentar o rosto para mostrar a paralisia.
Na sequência, o astro lamentou estar “fisicamente incapaz” de realizar os shows. “Obviamente meu corpo está me dizendo para desacelerar. Espero que vocês entendam. É um momento de descansar e relaxar para voltar ao 100% e fazer o que eu nasci para fazer”, disse ele, se mostrando ainda esperançoso quanto à melhora.
“Vai ficar normal, só precisa de tempo – e não sabemos quanto. Vai ficar tudo bem, eu espero. Confio em Deus e confio que tudo isso acontece por um motivo”, pontuou Justin. No vídeo, ele afirmou ainda que, além de descansar, também está fazendo um tratamento que envolve eletroestimulação do lado paralisado da face.
Assista ao vídeo (em inglês):
https://www.instagram.com/p/CeorE9OjqX9/?hl=pt
Síndrome de Ramsay Hunt: o que é
Causada pelo vírus varicela-zoster, mesmo responsável pela catapora, a Síndrome de Ramsay Hunt ocorre quando este patógeno, que permanece “adormecido” no corpo após o contágio, se reativa e afeta certas estruturas da face.
De acordo com informações disponibilizadas pela Mayo Clinic, a doença tem como principais sintomas erupções cutâneas com bolhas em uma das orelhas e fraqueza ou paralisia do mesmo lado da face. Além disso, porem, a síndrome está frequentemente ligada a sintomas como dor ou zumbido no ouvido, perda auditiva, vertigem e náuseas.
Muito parecida com a Paralisia de Bell, o que difere as duas doenças é a presença da erupção cutânea, que só aparece na segunda condição. Além disso, segundo estudos, a Síndrome de Ramsay Hunt apresenta sintomas mais severos e menores chances de recuperação total.
No tratamento da doença, segundo a Mayo Clinic, podem ser usados medicamentos antivirais, corticosteroides, ansiolíticos e analgésicos.