A doença do filho de Zé Vaqueiro, cujas complicações levaram à morte, pode ser descoberta durante o pré-natal
Desde que nasceu, em julho de 2023, o filho do cantor Zé Vaqueiro só foi para casa uma vez. Ele passou os 11 curtos meses de vida na UTI – tudo devido a uma doença chamada Síndrome de Patau, também conhecida como trissomia do 13.
Entenda o que é a doença do filho de Zé Vaqueiro, por que ela acontece e como é feito o diagnóstico pré-natal.
Síndrome de Patau: entenda a doença do filho de Zé Vaqueiro

Pouco antes de completar um ano de vida, o pequeno Arthur, filho de Zé Vaqueiro, morreu. O bebê estava na UTI desde o nascimento devido a malformações que prejudicavam o bom funcionamento do organismo. Esse quadro de saúde foi diagnosticado como Síndrome de Patau.
Também conhecida como trissomia do 13, a Síndrome de Patau é um distúrbio genético muito raro em que o bebê nasce com uma cópia a mais do cromossomo 13 em suas células. Em um desenvolvimento fetal correto, há apenas dois cromossomos 13 – um do pai e um da mãe –, mas crianças com essa síndrome têm três.
A trissomia do 13 impacta gravemente o desenvolvimento da criança, e pode causar diversos problemas. É comum, por exemplo, que bebê tenha baixo peso ao nascer, malformações em órgãos vitais e outros sistemas do corpo.
Segundo o NHS, serviço de saúde britânico, um a cada 4 mil bebês nasce com a Síndrome de Patau, e as chances do feto se desenvolver com trissomia do 13 aumenta conforme a mãe envelhece. Na maioria dos casos, a gravidez de um bebê com a síndrome não vai adiante, resulta em natimorto ou a criança não vive por muito tempo após o parto.

Há, no mundo, raros casos em que crianças com Patau viveram até a vida adulta, apesar do grave comprometimento que a síndrome causa.
Sintomas da síndrome do filho de Zé Vaqueiro
Essa síndrome tem como sintomas:
- Mau desenvolvimento no útero, resultando em baixo peso;
- Malformação cardíaca;
- Maformação cerebral (holoprosencefalia, quando o cérebro não se divide em dois hemisférios);
- Fissura labial e fenda palatina;
- Olhos anormalmente pequenos e/ou juntos;
- Ausência de um ou dos dois olhos;
- Cabeça com tamanho anormalmente pequeno (microcefalia);
- Malformação das orelhas;
- Deficiência auditiva;
- Intestino parcialmente formado fora do corpo (gastrosquise);
- Polidactilia (dedos a mais).

Causas
A Síndrome de Patau ocorre ao acaso e não está relacionada com hábitos dos pais, e não é algo hereditário. Ao longo da gestação, geralmente se faz um teste relacionado a anormalidades genéticas, então é possível saber se o bebê tem a síndrome antes do nascimento.