O uso de remédios para combater a azia promove alívio imediato, mas também pode resultar em um efeito colateral bastante indesejado: o surgimento de sintomas alérgicos. Foi o que descobriu um recente estudo conduzido pela Universidade de Medicina de Viena, na Áustria.
Remédios para azia podem causar alergias

De acordo com a pesquisa, publicada pela revista médica Nature Communications, as prescrições de medicamentos antialérgicos aumentaram entre pacientes que foram orientados por médicos a fazer uso de remédios para combater ácido estomacal, uma classe que inclui inibidores da bomba de prótons e bloqueadores H2.

Os dados foram obtidos após a análise de dados de seguros de saúde de mais de 8 milhões de pessoas na Áustria.
As descobertas sugerem que interromper o equilíbrio de ácidos e enzimas do estômago pode fazer com que o sistema imunológico fique descontrolado, provocando alergias que não existiam antes.

O estômago tem uma importante função digestiva e também esterilizadora. A redução do ácido estomacal, promovida pelos remédios, permitiria que alimentos não digeridos escapem do nosso estômago e sejam entendidos pelo sistema imunológico como uma ameaça, resultando assim nos sintomas alérgicos.

Erika Jensen-Jarolim, principal autora do trabalho científico, afirma que há evidências de que os medicamentos antiácidos não atuam apenas no sistema digestivo, mas também agem nas células do sistema imunológico, causando a liberação de substâncias pró-alérgicas.
Azia: causas e tratamentos
- Motivo da sua azia pode ser o pão: veja truques que aliviam o desconforto
- Azia: conheça causas, riscos e tratamentos com remédios ou caseiros
- Remédios para azia têm riscos de câncer, insuficiência renal e mais