null: nullpx
hipertensão-Tasaudavel

Quem toma remédios para pressão alta deve evitar um analgésico muito comum

Segundo estudo, a combinação entre estes medicamentos e o analgésico Ibuprofeno, presente em diversos remédios, pode prejudicar os rins
Publicado 12 Mai 2022 – 12:59 PM EDT | Atualizado 12 Mai 2022 – 12:59 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
- Crédito: nortonrsx/ksbank/iStock

Usado com muita frequência contra febre e dores, o analgésico Ibuprofeno está presente em uma série de remédios, mas nem por isso é totalmente seguro para todas as pessoas. Recentemente, por exemplo, um estudo apontou uma possível interação negativa entre a substância e remédios para pressão alta: combinadas, estas drogas podem ser perigosas especialmente para os rins.

Como o Ibuprofeno pode prejudicar os rins


Em geral, além de mudanças no estilo de vida, pacientes que sofrem de pressão alta são orientados a tomar medicamentos de ação diurética e inibidora do sistema chamado renina-angiotensina (RSA) - e, em um estudo recente realizado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, e publicado no periódico "Mathematical Biosciences", a interação entre estas substâncias e o Ibuprofeno é potencialmente danosa ao organismo.

De acordo com pesquisadores, tudo começa com o fato de que remédios diuréticos pertencem a um grupo de drogas que fazem o corpo reter menos água - e isso, por si só, pode gerar a desidratação, fator que, a longo prazo, está ligado a lesões renais. Em combinação com o inibidor de RAS e o Ibuprofeno, por sua vez, os rins podem acabar sofrendo impacto triplo, apontam os estudiosos.


Em testes de medicamentos simulados por computador, os pesquisadores descobriram que, em pessoas com certos perfis médicos, a interação entre essas três drogas pode causar lesão renal aguda, problema que, em alguns casos, pode ser irreversível.


É importante frisar, porém, que nada disso significa que todas as pessoas adeptas desta combinação de medicamentos terá problema. A partir do estudo, é interessante entender a necessidade de ter cautela, algo que foi frisado por Anita Layton, uma das autoras do estudo, em um comunicado recente. “Se você estiver tomando esses medicamentos para hipertensão e precisar de um analgésico, considere o paracetamol”, indicou a especialista.

Medicamentos

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse