Quando tomar banho pode ser fatal para a saúde

É importante saber as situações onde quando tomar banho pode ser fatal para a saúde, para proteger a si mesmo, e a sua família. Pode parecer incrível, mas sim, sua casa está carregada de pesticidas, toxinas, fungos, gases e ácaros. E dentro do banheiro, pode estar uma mescla que pode ser um verdadeiro perigo. Ainda mais considerando um banho com água morna, ou quente, onde é criado o ambiente ideal para que pequenos seres destruidores da saúde humana se proliferem… É por isso que permanecer dentro banheiro, mesmo enquanto se banha, pode ser a origem de fungos nas unhas, entre outros exemplos.

Chuveiro perigoso

Um grupo de cientistas da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, afirma que o lodo, ou substâncias similares, que se acumulam nas paredes do banheiro são um terreno fértil para agentes ligados a muitas doenças. Depois de vários testes, 30 % das duchas avaliadas continham a bactéria Mycobacterium Avium, um germe ligado à doenças pulmonares. Para livrar-se deste possível problema, a recomendação é lavar o banheiro com vinagre branco aquecido. Deixe por 20 minutos, e em seguida lave normalmente. Os cientistas recomendam repetir a limpeza 1 vez por semana.

A origem de problemas na saúde também pode estar nos produtos de beleza e de higiene pessoal que estão dentro do banheiro. Os ftalatos, também conhecidos como plastificantes, são componentes de inúmeros produtos de uso diário, como perfumes, desodorantes e xampus. Esses produtos químicos estão associados a alterações nos órgãos reprodutores, entre outros. Antes de levar um produto do gênero para sua casa, leia o rótulo. Se quer optar pela prevenção evite comprar aqueles que contenham químicos sintéticos, tal como lauril sulfato de sódio, parabenos, etanol, petroquímicos, corantes ou fragrâncias sintéticas.

Os estudiosos orientam, ainda, aqueles que possuem um animal de estimação, a não deixar que “frequente” o banheiro. Caso esteja transportando salmonela, ou o fungo que provoca a micose, estes poderão ser transmitidos. 

Outra preocupação importante deve ser com os purificadores de ar, e com os produtos de limpeza. Uma outra pesquisa feita na Universidade da Califórnia constatou que tais produtos podem liberar níveis tóxicos de poluentes, que ficam condensados em espaço pequenos, ou de pouca ventilação, como os banheiros. Os purificadores de ar, em especial, podem conter compostos orgânicos, como o dióxido de azoto. Os aromas de limão e pinho devem ser alvos de maior atenção, conforme os pesquisadores.

A professora Lynn Hildemann observa que as substâncias químicas que induzem a liberação destes aromas reagem com as partículas de ozônio que estão no ar, dando origem a partículas de formaldeído, que sendo ultra fino, pode facilmente se acumular-se nos pulmões, provocando problemas respiratórios graves. Para remover tais substâncias através da limpeza deve-se utilizar bicarbonato de sódio, ou vinagre, pelo menos a cada 15 dias.

Por fim, se alguém em sua casa estiver sofrendo com congestão nasal, olhos irritados ou sibilância, pode ser alergia ao mofo. Se o bolor negro estiver em algum canto do seu banheiro, lave com álcool, ou com produto apropriado para a remoção do mofo. E mantenha o local seco e ventilado, eliminando a possibilidade de que o fungo sobreviva. Caso contrário, permanecer dentro do seu banheiro…