Embora tenha muitos benefícios, altas doses do nutriente podem causar graves danos à saúde
As vitaminas são fundamentais para garantir o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, algumas desempenham um papel ainda mais interessante.
A vitamina E, por exemplo, é conhecida por alguns pesquisadores como o “ouro da juventude” pois retarda o envelhecimento. Além disso, é uma grande aliada para quem busca um cuidado maior com a pele. Entenda abaixo como ela age e quais as fontes desse nutriente.
Vitamina E retarda o envelhecimento e melhora a pele

De acordo com estudos, a vitamina E conta com propriedades antioxidantes que protegem as células do organismo dos efeitos dos radicais livres. Ou seja, elas atuam na prevenção do envelhecimento e surgimento de doenças, inclusive de cardiovasculares e cânceres.
Além disso, de acordo com um artigo publicado na revista científica Ageing Research Reviews, ela foi considerada um dos antioxidantes lipossolúveis mais potentes para retardar o envelhecimento e prevenir doenças. Há comprovação, aliás, de que a vitamina E atue na prevenção da trombose, de alterações da imunidade, da demência, cataratas e até mesmo de fraturas no quadril.
Mais do que atuar no cérebro e no sangue, no entanto, a vitamina E também atua também nas células da pele e pode ser uma grande aliada do skincare.
Fontes da vitamina E
Embora existam os suplementos em cápsulas, é possível encontrar a vitamina em alimentos como:
- óleos vegetais;
- frutos secos:
- sementes;
- cereais integrais;
- verduras de folhas verdes;
- frutas como abacate e manga.
É importante frisar, contudo, que assim como qualquer outro nutriente, uma taxa acima do necessário pode causar problemas de saúde. No caso da vitamina E, por exemplo, há o aumento do risco de hemorragia, inclusive no cérebro.









