null: nullpx
nariz-Tasaudavel

Por que o nariz entope quando deitamos? Médico explica e dá dicas para amenizar

Publicado 16 Mar 2022 – 12:06 PM EDT | Atualizado 16 Mar 2022 – 12:06 PM EDT
Compartilhar

Mesmo no dia a dia habitual, sem um quadro gripal ou alérgico específico, muita gente não consegue dormir sem ter um descongestionante nasal ao lado da cama.

Ao longo do dia o nariz pode ficar levemente entupido em alguns momentos, mas é quando se está deitado que isso se intensifica – e as diversas possíveis explicações para este fenômeno envolvem desde a anatomia do corpo até condições de saúde que podem ser tratadas.

Por que o nariz entope ao deitar

Seja durante um cochilo à tarde, em uma noite de sono habitual ou ao longo de um momento de descanso no sofá, você provavelmente já sentiu que, às vezes, seu nariz entope ao deitar. Por ser um sintoma muito relacionado a quadros como gripe, sinusite e alergias, é comum imaginar que há algo de errado com o nariz por isso – mas, segundo especialistas, isso não é necessariamente o que acontece.

Conforme explica o otorrinopediatra Ricardo Godinho, a respiração sofre uma piora natural quando o corpo está na horizontal. "Calcula-se que perdemos de 10 a 20% da capacidade de respirar bem pelo nariz quando estamos deitados", afirma o especialista e, de acordo com informações da Mayo Clinic, este fato se deve a questões naturais do organismo.

A congestão nasal – sensação de que há um “plug” dentro do nariz impedindo a passagem normal de ar – acontece quando, por algum motivo, o tecido que reveste o interior do nariz e os vasos sanguíneos da região incham devido a excesso de fluido. Isso, por sua vez, tem ligação direta com a posição em que o corpo está.

Ao deitar, o corpo passa por uma redistribuição do fluxo sanguíneo que acompanha a mudança de posição do corpo de vertical para horizontal. Nesta nova posição, o fluxo de sangue na região da cabeça aumenta, fazendo com que os vasos sanguíneos localizados no nariz recebam mais fluido e inchem. Com isso, as vias respiratórias tendem a se estreitar, diminuindo o espaço disponível para a passagem do ar.

Nariz entupido à noite: quando pode ser um problema?

Segundo especialistas, uma leve sensação de entupimento nasal ao deitar, mesmo que frequente, é algo normal e inofensivo. É preciso, no entanto, mensurar o nível de desconforto, já que respirar bem pelo nariz contribui diretamente com a qualidade de vida e, se muito forte, o entupimento pode estar ligado a questões que devem ser investigadas.

Conforme explica Godinho, apesar de o nariz naturalmente perder parte da capacidade quando o corpo está na horizontal, há um problema de saúde bastante comum que pode intensificar o quadro sem que o paciente saiba.

"A principal causa de obstrução nasal ou desconforto para respirar durante o dia e, sobretudo, à noite, é a rinite alérgica. Cerca de 30% da população sofre da rinite alérgica e uma das características de qualquer causa de rinite é a acentuação da obstrução ao deitar, devido à presença de mais alérgenos no quarto de dormir", afirma ele.

De acordo com informações da Cleveland Clinic, além da rinite alérgica, condições como adenoides aumentadas e infecções são outros dos problemas que geram congestão nasal, seja pelo inchaço dos vasos sanguíneos e tecidos da região ou pelo aumento na produção de muco. Com isso, ao deitar, a sensação de entupimento é exacerbada, podendo atrapalhar o sono e a qualidade de vida do paciente.

Para o otorrinopediatra, há ainda outro fator a se considerar que, ainda que não seja uma doença em si, pode ser responsável por um grande desconforto. "Ambientes climatizados e períodos de baixa umidade do ar, abaixo de 30%, trazem desconforto e favorecem o desenvolvimento de doenças respiratórias alérgicas e infecciosas. O nariz funciona melhor em ambientes mais quentes e úmidos"

Ao notar um entupimento muito desconfortável que pode ou não se acompanhado de coriza, febre, dores e outros sintomas, é indicado buscar acompanhamento médico para estabelecer o diagnóstico e a melhor forma de tratar o quadro.

Consumir derivados de leite faz o nariz entupir à noite?

Quando o assunto é congestão nasal, muita gente culpa a lactose, componente do leite ao qual é possível ser intolerante ou alérgico, mas, de acordo com estudos científicos e especialistas, isso não acontece. "Essa relação tem sido cada vez menos valorizada. Pacientes, adultos ou crianças, com doenças digestivas merecem tratamentos adequados. Entretanto, aqueles sem esse diagnóstico não devem se preocupar com essa situação", pontua Godinho.

Conforme explica a Mayo Clinic, a noção de que algum componente dos laticínios prejudica a respiração vem da sensação de que o muco naturalmente presente nas vias respiratórias fica mais grosso com o consumo de leite – mas tudo não passa de algo sensorial.

Em pesquisas, o consumo de leite não foi associado a um aumento na produção deste muco, e problemas relacionados à substância foram os mesmos entre grupos de estudo que consumiram leite de origem animal e leite de soja. A hipótese mais aceita, portanto, é a de que a mistura de leite com saliva gera uma sensação diferente e temporária na boca e na garganta. Isso, por sua vez, pode ser confundido com um aumento do muco.

Como aliviar a congestão nasal noturna

Quando o desconforto causado pela congestão nasal noturna é muito grande, é indicado que o paciente busque atendimento com um otorrinolaringologista para identificar as causas do problema. Caso a questão esteja ligada a uma alergia, infecção ou um problema crônico, é possível usar medicações para tratar as causas de base, reduzindo então o desconforto gerado pelo entupimento do nariz.

Caso a congestão não esteja ligada a nenhuma causa de saúde expressiva e se trate apenas da reação do sistema respiratório ao meio, os seguintes hábitos podem ajudar a amenizar o problema:

  • Hidratação do nariz com soro fisiológico: segundo Godinho, tanto para quem fica muito em ambientes com ar condicionado ou vive em locais frios quanto para quem não está em nenhuma destas condições, a lavagem nasal com soro fisiológico é algo essencial para manter a saúde deste sistema. "Os estudos científicos demonstram que a lavagem nasal antes de dormir contribui de forma significativa para melhorar a qualidade do sono em crianças e em adultos", afirma ele;
  • Uso de umidificador de ar: especialmente entre pessoas que vivem em locais mais secos, aparelhos que garantem uma boa umidade no ar podem ajudar a reduzir problemas relacionados à respiração;
  • Redução do uso de ar condicionado, se possível: por deixar o ar mais seco e frio, aparelhos de ar condicionado tendem a prejudicar a respiração e, assim, evitar seu uso contribui com a saúde do nariz;
  • Higiene correta do ambiente e das roupas de cama: especialmente entre pessoas alérgicas a ácaro e pó, é essencial manter o quarto, os lençóis, travesseiros e cobertores devidamente limpos.

Importância de dormir bem

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse