null: nullpx
esponja-Tasaudavel

Já que a tradicional esponja de lavar louça não é muito higiênica, conheça duas opções melhores

Além de acumular germes e bactérias, bucha verde e amarela ainda agride o meio ambiente
Publicado 27 Mai 2022 – 12:16 PM EDT | Atualizado 27 Mai 2022 – 12:16 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Esponja Crédito: Sasiistock/Istock

A tradicional esponja de lavar louças, com um lado verde e o outro amarelo, certamente é uma das mais comuns nos lares brasileiros. Porém, cientistas e biomédicos há anos afirmam que ela é um dos utensílios mais sujos que podemos manter na cozinha.

Nem sempre é fácil se libertar de velhos hábitos, mas vale muito a pena conhecer opções para lavar louça que são mais higiênicas, econômicas e até mesmo sustentáveis do que a esponja clássica.

Esponja de cozinha acumula micróbios

De acordo com especialistas, a esponja de cozinha tradicional é um ambiente perfeito para proliferação de micróbios. Além das sobras de alimentos que ficam presas ao utensílio, a própria estrutura da esponja faz com que ela seja um ambiente propício para micro-organismos.


Para manter a higiene, seria necessário realizar a troca da esponja com alta frequência, o que, além de ruim para o bolso, també prejudica o meio ambiente, já que o utensílio de limpeza é composto por plástico poliuretano, material de difícil reciclagem baseado em petróleo e outros componentes químicos sintéticos.

Opções para substituir a esponja de lavar louça

Bucha vegetal
Uma alternativa barata, acessível e bem mais ecológica para substituir a esponja tradicional está na bucha vegetal, a mesma que muita gente usa para tomar banho. Por ser completamente natural, ela é sustentável e não polui o meio-ambiente.


A bucha vegetal também deve ser trocada com frequência, mas ainda assim é uma opção bem mais econômica. Além de ser barata, pode ser cortada em vários pedaços para ser usada ao longo dos meses.

Esponjas de silicone
Esponjas antibacterianas feitas de silicone também têm feito bastante sucesso por serem duráveis e mais fáceis de higienizar. Feita de micro-cerdas, ela limpa bem os utensílios, não retém umidade e, portanto, não favorece a proliferação de germes e bactérias.


No mercado ainda é possível encontrar, além de esponjas de vários tamanhos, escovinhas e luvas do mesmo material, todas para a limpeza de utensílios domésticos e alimentos, como frutas e legumes.

Dicas de cozinha

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse