O olho vermelho do rei Charles III alarmou o público – e, abaixo, explicamos as possíveis causas
Durante um encontro com o presidente francês Emmanuel Macron, o rei Charles III exibiu uma alteração em um dos olhos. Em fotos do momento, ele apareceu com o olho tomado por uma mancha de coloração vermelho-vivo – e, abaixo, explicamos do que se trata:
Por que rei Charles III apareceu com olho vermelho?

Ao receber o presidente francês Emmanuel Macron no Castelo de Windsor, no Reino Unido, o rei Charles III gerou preocupação por sua aparência. Isso porque, na ocasião, o monarca surgiu com um olho vermelho – e, como ele enfrenta discretamente um câncer, o sintoma gerou alarme no público.
À mídia estrangeira, porém, fontes da realeza confirmaram que não há ligação entre o sintoma e o câncer do rei. O que o monarca tem é algo chamado hemorragia subconjuntival, quadro que pode acontecer com qualquer pessoa e tem inúmeras possíveis causas.
Hemorragia subconjuntival: o que é, causas e mais

Conforme já esclarecido anteriormente a Tá Saudável pelo médico oftalmologista Hallim Féres Neto, esse tipo de hemorragia que forma uma mancha bem vermelha na parte branca do olho acontece quando uma das pequenas veias ou artérias localizadas nesse órgão se rompe.
A parte branca do olho, que se chama esclera, tem um revestimento transparente chamado conjuntiva – e, quando há esse rompimento de um vaso sanguíneo, o sangue anteriormente contido ali vaza. Isso o leva a ficar represado na conjuntiva, gerando a mancha.
Ainda que o sintoma seja visualmente amedrontador, ele não gera dor e não é algo perigoso. Esse processo é parecido com o que ocorre em qualquer outra parte do corpo após um trauma. Quando batemos um membro, por exemplo, cria-se uma mancha roxa (ou seja, um hematoma), que nada mais é do que sangue represado sob a pele.
Causas do olho vermelho

Esse sintoma, segundo o médico, costuma ter relação com situações corriqueiras. É possível citar como causas, por exemplo:
- Ato de coçar os olhos com força;
- Tempo seco;
- Ato de fazer muita força (para carregar um item pesado, evacuar, etc);
- Ato de espirrar ou tossir intensamente.
Algumas pessoas, inclusive, têm predisposição a esse tipo de ocorrência. É o caso de pessoas que têm pressão alta, diabetes e distúrbios de coagulação sanguínea, bem como as que fazem uso de remédios anticoagulantes.
Quando o olho vermelho é um alerta
Em geral, o olho pode ficar com essa aparência por um período de uma a duas semanas. Sendo assim, se o sintoma persistir por um período muito maior, convém buscar auxílio médico. Segundo o oftalmologista, indica-se buscar atendimento quando esse sintoma aparece frequentemente e está associado a outros desconfortos, como piora da visão ou dor.