Jornalista Adriana Perroni revelou caso de celulite facial no Instagram

O que é a celulite facial, que afastou jornalista da Record da TV: Adriana Perroni está internada

Bem diferente da relacionada ao acúmulo de gordura, a celulite facial é uma infecção

Começou com um carocinho perto do olho, algo como um terçol ou uma espinha que dava pra facilmente disfarçar com maquiagem. Mas, acabou escondendo uma celulite facial, um quadro de infecção bem perigoso.

Foi isso que aconteceu com a Adriana Perroni, apresentadora e repórter da Record. Ela revelou o que estava passando no fim de julho e voltou a ser internada agora em agosto, precisando se afastar da TV.

Mas o que é a celulite facial?

Não tem nada a ver com a celulite estética, aquela que geralmente acontece por conta de acúmulo de gordura em algumas regiões do corpo.

No caso de Adriana, a celulite é do tipo infecciosa, uma inflamação visível na pele causada por bactérias.

No caso da jornalista, aconteceu no rosto, por isso celulite facial, mas essa infecção pode acontecer em outras partes do corpo também, especialmente nas pernas.

Como acontece?

A celulite facial ou a de outras partes do corpo é causada pela entrada de bactérias no organismo. Isso pode acontecer a partir de um machucado, pequenos cortes, arranhões, uma acne ou picada de inseto, por exemplo.

É por esse e outros motivos que não é legal ficar cutucando espinhas. E é uma razão essencial para cuidar bem de ferimentos na pele.

Vale dizer que não é uma doença contagiosa.

Sintomas da celulite bacteriana

Pele sensível
(Crédito: Freepik)
  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Região quente;
  • Dor;
  • Febre;
  • Bolhas.

Atendimento médico deve ser rápido

O diagnóstico é feito a partir de avaliação médica, que costuma ser complementada por exames como o de sangue.

Adriana contou em seu Instagram que nunca tinha ouvido falar em celulite facial. Então, aquele carocinho foi ficando, até que a região começou a inchar, ficar vermelha e a incomodar.

Foram dias de antibiótico via oral, mas o problema persistiu. Ela precisou ficar quase 5 dias internada no hospital e continuar o tratamento com enfermeiros em casa.

Mesmo assim, os antibióticos fortes que tomou não acabaram por completo com a infecção, que voltou dias depois.

Os riscos da celulite

O maior problema é que a infecção pode se espalhar rapidamente pelas camadas da pele e chegar até a corrente sanguínea – o que pode levar a quadros graves como sepse, com risco de morte.

A internação costuma ocorrer justamente pela rapidez com que a infecção se espalha. O tratamento acaba sendo feito com medicamento sendo aplicado diretamente na corrente sanguínea, pra agir mais rápido no corpo.

Como evitar a celulite infecciosa

  • Não cutuque espinhas, feridas e machucados;
  • Em caso de machucado na pele, lave diariamente apenas com água e sabão e use curativo pra evitar contaminação;
  • Evite nadar em lagos, piscinas e mar caso tenha algum ferimento na pele;
  • Fique atento a sinais de infecção nos casos de alterações na pele.

Para este conteúdo, foram usadas informações de reportagem publicada em julho de 2022, do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos e do NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido.

Leia mais sobre cuidados com a pele: