Os nutricosméticos, também conhecidos como “cápsulas da beleza” possuem ações específicas para cuidar da pele, do corpo ou dos cabelos. E o principal: são práticos. Alguns são indicados para auxiliar na queima de gordurinhas e redução medidas. O recomendável é consumi-los sempre antes da prática de atividades físicas, pois isso ajuda a potencializar os resultados da malhação.
Leia também:
Nutricosméticos: o que são e como funcionam
Sucos especiais combatem a celulite e reduzem medidas
Médica dos famosos ensina segredos para exterminar gordura localizada
A nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp, explica como é a ação de alguns ingredientes que fazem parte das fórmulas dos nutricosméticos para afinar o corpo e indica quais realmente funcionam. Mas sempre de começar a usá-los, é importante buscar a orientação de um especialista, que saberá a melhor indicação para cada pessoa.
Ingredientes para queimar gorduras

Cafeína: ‘Melhora a performance e o rendimento e ajuda na queima de gordura por seu efeito termogênico, elevando a temperatura corporal. Dessa forma, há um alto gasto energético e aceleração do metabolismo. Marca presença em boa parte das fórmulas de nutricosméticos com essa finalidade. É encontrado também em extratos de plantas, como café e chá. Quebra as moléculas de gordura, facilitando a sua remoção do organismo’.

Centella asiática: ‘Ajuda na produção de colágeno e melhora a circulação local, contribuindo para a melhora da celulite. Seu efeito é comparado ao de uma drenagem linfática, pois ainda reduz a retenção de líquidos’.

Silício orgânico: ‘É um elemento indispensável à síntese das fibras de colágeno e de elastina, dando elasticidade e flexibilidade à pele. É considerado um agente anti-envelhecimento natural e ainda fortalece unhas e cabelos’.

Extrato de castanha da Índia: ‘Melhora a circulação, varizes, inchaço por má circulação, flebites, inflamações gerais na pele e dor nas pernas’.

Ginkobiloba: ‘Indicado no tratamento de vertigens e zumbidos provocados por problemas circulatórios ou por insuficiência vascular cerebral, contribui para a redução do inchaço típico da celulite, por ser um poderoso anti-inflamatório’.

L-Carnitina: ‘Não há nada comprovado em relação ao emagrecimento. A queima de gordura só ocorre se houver deficiência de carnitina no organismo o que é verificado com mais frequência em vegetarianos restritos’.