Nem todas as mulheres sabem, mas limpar a região íntima após o sexo é importante para evitar doenças e infecções, já que, durante as relações, o pH da vagina pode sofrer alterações capazes de provocar crescimento de bactérias que fazem parte da flora vaginal.
A higienização, tanto antes quanto depois do sexo, deve ser feita da forma correta para manter a área íntima sempre saudável. E um erro bastante comum na hora da limpeza é apostar na ducha interna.
Limpar a vagina com ducha prejudica a saúde íntima

A lavagem interna da vagina, feita com jatos de água ou duchas ginecológicas, ainda é um método bastante usado por mulheres para deixar a região livre de odores. A prática, no entanto, não é recomendada por médicos.
Lavar a vagina com ducha interna, na verdade, prejudica a saúde da região íntima, já que elimina sua proteção natural, pode provocar pequenos traumatismos e, com isso, facilitar a proliferação de micro-organismos nocivos.
Como limpar a vagina após o sexo

A maneira certa de limpar a vagina após as relações sexuais é utilizando apenas uma pequena quantidade de sabonete hipoalergênico de pH ácido na área externa da vagina. Panos, lenços umedecidos, esponjas e qualquer outro objeto ou produto não deve ser usado.
É recomendável que a lavagem seja feita por, no máximo, 3 minutos para evitar ressecamento e possíveis traumatismos na vagina. Fazer xixi depois do sexo também é recomendável porque ajuda a “lavar a uretra” e diminuir riscos de infecção urinária e proliferação de bactérias, graças à acidez da urina.
Cuidados com a região íntima
- Corrimento vaginal pode ter 16 causas diferentes: conheça todas
- Muitas mulheres têm herpes genital e não sabem: 8 sinais para desconfiar
- Sua calcinha é muito mais suja do que você imagina: veja jeito certo de lavar








