Durante dezenas de anos as mulheres foram consideradas “sexo frágil”, sensíveis demais e menos resistentes que os homens. O conceito completamente equivocado já caiu por terra há muito tempo e não se trata apenas de uma questão de empoderamento feminino, já que até a ciência oferece base para afirmar que, em alguns casos, elas são até mais fortes.
Saúde da mulher
Após a revisão de diversos trabalhos científicos, um estudo publicado pela revista “Nature” aponta que as mulheres têm sistema imunológico melhor do que o dos homens e respondem de maneira mais eficaz a infecções.

As razões pelas quais as mulheres são consideradas mais fortes ainda não são completamente claras e conhecidas, mas podem ser um conjunto de fatores. Um deles seria o estrogênio, o hormônio feminino, que ativaria as células envolvidas em processos que combatem vírus, algo que não é fornecido pela testosterona, o hormônio masculino.
Além da questão hormonal, uma proteína chamada TLR7, com capacidade de detectar e combater vírus, seria produzida em um gene do cromossomo X, que a mulher tem em dobro, ao contrário dos homens, e que seria um dos motivos que tornaria mais eficiente o sistema imunológico.
Há ainda uma outra hipótese que sugere que a maior capacidade imunológica da mulher está relacionada ao fato de que ela precisaria ser mais forte para proteger o feto no útero durante a gravidez e bebês pequenos depois de dar à luz.
Finais de semana: 7 coisas que você faz e detonam a sua saúde








