Não é incomum ouvir mulheres reclamarem de parceiros que esquecem datas importantes do relacionamento ou mesmo de uma suposta dificuldade masculina em manter na memória fatos até mesmo cotidianos e banais. A ciência já provou que elas, de fato, têm melhor memória do que eles, mas o fato acontece apenas até uma determinada idade.
Memória das mulheres X dos homens
De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Norte Americana de Menopausa (NAMS, na sigla em inglês), mulheres tendem a sofrer uma piora na memória quando entram na pós-menopausa e os baixos níveis de estrogênio típicos do período seriam os responsáveis pelo declínio.

Confusão mental e perda de memória de curto prazo são comuns em mulheres durante a menopausa e pós-menopausa porque os baixos níveis de estrogênio têm um impacto direto sobre neurotransmissores cerebrais que ajudam a regular a função cognitiva, como pensamento e capacidade de recordação.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores recrutaram um total de 212 homens e mulheres com idades entre os 45 e 55 anos para testes clínicos, cognitivos e hormonais para a avaliação de diferentes medidas de memórias e entender os efeitos da menopausa além das questões físicas apenas.
Mistérios da mente
- Como o cérebro aprende uma nova língua?
- 7 formas que o sexo afeta seu cérebro
- Ciência explica o que acontece com o cérebro quando pensamos em dinheiro