morango do amor

Conselho Federal de Odontologia alerta para riscos do morango do amor para a saúde bucal

Segundo o órgão, o morango do amor pode causar fraturas e outros danos – mas há formas de evitar isso

Em meio à onda do morango do amor, receita que recobre a fruta com brigadeiro branco e calda caramelada, como uma maçã do amor, o Conselho Federal de Odontologia fez um alerta. Segundo a instituição, é preciso cuidado para consumir esse doce – especialmente entre quem usa próteses e aparelhos ortodônticos. Veja abaixo as orientações do órgão:

CFO orienta consumidores sobre morango do amor

morango do amor
(Crédito: Reprodução/YouTube Tábata Romero)

Diante da febre do morango do amor, o Conselho Federal de Odontologia fez um alerta a quem consome a iguaria. Segundo o órgão, o doce deve ser apreciado com cuidado por todos, mas especialmente por quem tem obturações, implantes ou usa aparelhos ortodônticos.

A instituição alerta, por exemplo, sobre o fato de que a casquinha dura de caramelo pode causar fraturas principalmente caso houver restaurações extensas e ainda mais nos dentes da frente. Sendo assim, o CFO orienta que consumidores escolham partes mais finas do caramelo para morder o doce com os dentes incisivos. Outra opção é cortá-lo com uma faca em pedaços pequenos para minimizar os riscos.

Além disso, durante a mastigação, é ideal é usar os molares, que são mais fortes para triturar alimentos. Escovar os dentes logo após consumir o doce também é essencial – e com atenção especial para a limpeza entre os dentes, usando fio dental para remover todos os resíduos de caramelo que podem ficar alojados.

(Crédito: asierromero/Freepik)

Para pacientes com facetas, próteses e aparelhos ortodônticos, o ideal é não consumir o doce. Isso porque o caramelo grudento e duro pode quebrar ou até remover esses dispositivos. Sendo assim, a orientação para essas pessoas é a de buscar receitas parecidas, de preferência com outro ingrediente que não o caramelo.

Se houver um acidente com o caramelo do morango do amor, o ideal é buscar um consultório odontológico imediatamente.

Saúde bucal