null: nullpx
intestino-Tasaudavel

Massagem abdominal que viralizou no TikTok tem benefícios reais? Especialista responde

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Gustavo Patury, a técnica funciona e há uma forma correta de se fazer - aprenda
Publicado 20 Mai 2022 – 04:37 PM EDT | Atualizado 20 Mai 2022 – 04:37 PM EDT
Reações
Compartilhar
Massagem para constipação e inchaço abdominal Crédito: InspirationGP/Jun/iStock

Recentemente, em meio a inúmeras dicas relacionadas a inchaço abdominal e saúde intestinal, um vídeo mostrando uma massagem que promete fazer maravilhas para a barriga viralizou no TikTok. No post, uma jovem aparece mostrando instruções de como massagear a região abdominal para se livrar de inchaço e constipação – e, segundo médicos, a técnica pode realmente ajudar se feita do jeito certo, bem como sob as circunstâncias corretas.

Massagem na barriga para inchaço, gases e intestino preso

No TikTok, não é raro que usuários da rede viralizem dicas de saúde, e um dos tópicos mais populares é o intestino (especialmente dicas para aliviar a prisão de ventre). Em meio a isso, um vídeo recente viralizou ao propor uma automassagem abdominal para aliviar o inchaço ocasional da barriga – e, consultado pelo Tá Saudável, o cirurgião do aparelho digestivo Gustavo Patury, titular do colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, explica a técnica.

De acordo com o médico, este tipo de massagem é realmente algo proveitoso para quem tem certos sintomas gastrointestinais. “Geralmente essa automassagem acaba ajudando porque você estimula um pouquinho a persitalse”, afirma ele, se referindo ao movimento natural do intestino, que é responsável por empurrar o bolo fecal por todo o trajeto do órgão. “Isso ajuda um pouco com os gases e também com a eliminação de fezes. Para aqueles pacientes que têm constipação ou que estão se sentindo estufados, essa automassagem pode, sim, ajudar”, completa.

Como fazer massagem na barriga

Conforme explica o cirurgião, a forma indicada no vídeo é a correta para a realização da massagem. O ideal, segundo ele, é, primeiramente, posicionar as mãos na parte inferior direita da barriga, próximo ao ossinho da bacia, abaixo do umbigo. Em seguida, pressionando a barriga com as pontas dos dedos, o indicado é deslizá-las para cima, contornando o umbigo e finalizado o movimento na parte inferior esquerda da barriga.

Gustavo Patury explica ainda que a técnica deve ser feita desta forma justamente para acompanhar a anatomia do intestino e o percurso do conteúdo dele até o fim da jornada digestiva, no ânus. “A melhor forma de realizar é com o paciente deitado, em sentido horário, justamente iniciando pelo cólon direito e indo pelo cólon transverso, em direção ao sigmoide e o reto”, esclarece o cirurgião.

Assista ao vídeo:


@nosuchthingastmi

chronic bloat isn’t normal, but occasional bloating is - try a bowelmassage!

♬ Janrah - $avannah Hannah

Quando evitar

Apesar de ser algo positivo para situações pontuais de inchaço, excesso de gases e constipação, Patury afirma que há situações em que alguns sinais indicam a necessidade de buscar auxílio médico, dispensando a automassagem. “Se quando estiver fazendo a massagem tiver um pouco mais de dor, se houver persistência ou aumento da dor, o ideal é procurar, sim, um médico”, pontua o cirurgião, frisando que ter estes sintomas constantemente pode ser indício de algum problema a ser investigado.

Saúde gástrica

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse