Fitoterápico pode ajudar a combater infecções virais com muito mais rapidez
Um medicamento capaz de reduzir a duração e a intensidade de gripes e resfriados, melhorar a respiração e remover o muco, além de protege nariz e garganta contra irritações? Esse é o Kaloba, um fitoterápico produzido a partir da planta Pelargonium sidoides e que vem sendo o queridinho da vez.
Embora muito recomendado para crianças, pode ser usado no tratamento de adultos. Entenda melhor o que é e como usá-lo.
Para que serve o Kaloba?

Com duas versões, líquida e comprimidos, esse remédio serve para o tratamento de infecções respiratórias agudas, principalmente virais, como resfriados, gripes, sinusite, inflamação de garganta. Isso porque ele dificulta a replicação viral e ativa as células de defesa do organismo.
Segundo a otorrino dra. Sofia Borges, estudos apontam que crianças que utilizaram o medicamento conseguiram voltar para a escola mais rápido por já estarem se sentindo bem. “Além disso, estudos também mostraram que essas crianças usaram menos Paracetamol para as febres porque o Pelargonium teria uma ação nas interleucinas relacionadas ao aparecimento da febre”, explica.
Como usar?
É importante ressaltar, contudo, que ele não atua na prevenção. Por isso só deve ser utilizado quando a infecção viral já apresenta sintomas. Evite também o consumo por mais de três semanas seguidas ou o uso recorrente.
Além disso, ele conta com uma validade curta após aberto. “Anote no frasco quando abriu, para garantir eficácia”, sugere a otorrino.