José Loreto descobriu doença crônica graças a mudança ao urinar: quando desconfiar?

por | jun 5, 2018 | Saúde

https://www.instagram.com/p/BdBk19-hvFX

O ator José Loreto descobriu ainda na adolescência que sofria de uma doença crônica e incurável: diabetes. O ator deu detalhes do diagnóstico e contou como lida com a condição. Confira:

José Loreto tem diabetes

https://www.instagram.com/p/BddTRThh7tC

Em entrevista à revista Quem, José Loreto contou que descobriu a diabetes aos 14 anos graças a uma mudança na urinação.

“Foi em uma viagem com a minha família para Natal (RN). […] A gente ia de ônibus para praias distantes e eu pedia para parar de meia em meia hora para fazer xixi. Achavam que eu estava fazendo graça, mas, na verdade, eu estava sentindo muita sede e bebendo muito líquido para eliminar o excesso de açúcar pela urina”, lembrou, referindo-se a um dos sintomas comuns da doença.

Após exames, foi confirmado que o jovem sofria de diabetes tipo 1, acometimento em que o pâncreas não consegue produzir insulina – hormônio que regula a taxa de açúcar no organismo – devido a um defeito do sistema imunológico.

Nova rotina

https://www.instagram.com/p/Beq_moxhEoN

Após o diagnóstico, o então adolescente teve de se adaptar a uma alimentação mais saudável, o que não foi difícil devido ao cardápio equilibrado que sua família sempre adotou. “Nunca fui uma criança de doces. […] Hoje, como mais doces do que antigamente, porque quando a minha glicose [açúcar] está muito baixa, o açúcar vira remédio”, detalhou.

Atualmente, Loreto controla a doença por meio de injeções de insulina, alimentação balanceada e atividades físicas. “Nem sempre é fácil porque vários outros fatores físicos e emocionais afetam os índices de glicose. […] Então, esses cuidados precisam ser diários, não dá para dormir no ponto. Mas vira uma coisa natural”, afirmou.

Principais sintomas de diabetes

shutterstock

Sede e micção frequente

Segundo explica a Sociedade Brasileira de Diabetes, em indivíduos saudáveis, a glicose chega aos rins e é reabsorvida pelo sangue. Já os diabéticos apresentam excesso deste açúcar, o que leva o corpo a eliminar parte da quantidade pela urina.

O processo faz com que o organismo requisite água armazenada para diluir a glicose, consequentemente aumentando a micção.

A fim de reverter a perda de líquido, o paciente diabético sente sede, que é a principal arma do corpo contra a desidratação.

Outros sintomas

Diabetes é mal silencioso, já que grande parte de seus sinais passa despercebida, tal como aumento do apetite, cansaço, infecções frequentes, visão embaçada ou turva e emagrecimento sem causa aparente.

Justamente por isso, de acordo com a endocrinologista Suemi Marui, do Alta Excelência Diagnóstica, o paciente pode demorar anos até descobrir que tem a doença, o que acontece com o aparecimento de alguma complicação, com infarto e insuficiência renal crônica.

Diagnóstico é simples

Shutterstock

O diagnóstico de diabetes é obtido por meio de um exame simples, que consiste em analisar uma gotinha de sangue – extraída por uma picada no dedo – em um aparelho que mede a taxa de açúcar.

Para confirmar a doença, pode ser necessário realizar teste oral de tolerância, conhecido como “curva glicêmica”, em que são coletadas amostras sanguíneas de meia em meia hora enquanto o paciente ingere xarope de glicose.

Tratamento

O tratamento de diabetes consiste em controlar o nível de glicose no sangue, o que é acompanhado por meio de monitores caseiros.

No caso da diabetes de José Loreto, que é do tipo 1, é necessário realizar injeções diárias de insulina. Já no tipo 2 são indicados medicamentos orais.

Em ambos os casos, é necessário seguir dietas com pouco açúcar e gordura e realizar atividades físicas.

Cuidados com a diabetes