Homem também tem candidíase: 5 sintomas podem ser confundidos com outras doenças

Apesar de muito mais comum entre mulheres, a candidíase também afeta o homem e, apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, pode ser contraída através de relações sem proteção.

De acordo com o urologista Thiago Tambelli, do Hospital Samaritano de São Paulo, entre 14% e 18% dos homens podem apresentar colonização excessiva por candida na região genital e serem completamente assintomáticos.

Como identificar candidíase no homem: 5 sintomas

A infecção fúngica é caracterizada, basicamente, por uma Inflamação na glande (cabeça do pênis) e na pele que a recobre, chamada de prepúcio.

Ela pode ser assintomática ou apresentar sinais como vermelhidão, coceira, ardência ao urinar, corrimento e edema na região, que podem ser confundidas com outras doenças que provocam sintomas semelhantes, como cistite, por exemplo, que é a inflamação da mucosa da bexiga.

Causas da candidíase masculina

Shutterstock

A candida pode se proliferar devido a desequilíbrios do organismo, que geralmente são causados por imunidade baixa. Portanto, nem sempre é preciso ter relações sexuais com uma parceira contaminada para desenvolver a condição.

Além disso, condições como diabetes, alcoolismo e uso de medicamentos corticoides e antibióticos também são fatores que podem favorecer o aparecimento da candidíase, assim como falta de higiene íntima, que pode provocar inflamações e irritações, afirma o urologista.

Outra causa para a candidíase no homem é o contato sexual desprotegido com uma parceira, especialmente se ela já apresenta vulvovaginite fúngica, que é a inflamação e infecção da vagina, pelo excesso de candida.

Tratamento da candidíase no homem

Shutterstock

A candidíase não é considerada uma condição grave, mas pode apresentar complicações se não for corretamente tratada. De acordo com Tambelli, o uso de pomadas e cremes antifúngicos ou antimicóticos recomendados pelo médico são essenciais para controlar o fungo causador da candidíase.

A medicação prescrita pelo profissional também pode ser oral e uma das opções mais populares é fluconazol, de dose única, que impede a proliferação dos fungos e já apresenta sinais de melhoria em 24 horas.

Saúde íntima do homem