A Helioterapia, ou o sol como remédio natural, pode tratar várias doenças. É um tratamento alternativo, onde os raios solares, essenciais para a vida no planeta, são os principais ingredientes. Esta técnica da Medicina Alternativa é utilizada desde a antiguidade, tendo sido adotada pelos gregos. Na antiga civilização os doentes eram expostos ao sol moderado para acelerar o processo de cura. Vale ressaltar que é provado cientificamente que o sol tem reflexo direto no humor do ser humano, fator que está ligado ao nosso estado de saúde.
O corpo produz Vitamina D de maneira natural quando exposto ao sol. Logo, a Helioterapia é recomendada para que o organismo consiga repor seu “estoque” desta vitamina, que é fundamental para a absorção adequada de cálcio nos ossos. Basta uma pequena dose de exposição diária ao sol para que nutrir o organismo com esta vitamina.
A Helioterapia também é indicada para o tratamento de ansiedade, estresse e depressão. A comunidade científica acredita que as pessoas que vivem “sob o sol” tendem a ser mais felizes. A exposição moderada seria responsável por acelerar a produção de endorfinas, provocando uma sensação natural de bem-estar. A ação do sol também melhora de maneira visível os sintomas da acne, tanto nos braços, quanto nas costas.
Entretanto, há que ressaltar os perigos se houver excesso de exposição aos raios ultra violeta. Passar horas sob o sol pode desencadear irritações, queimaduras, e até mesmo câncer de pele.
A maneira adequada para beneficiar-se da Helioterapia é aproveitar os primeiros raios da manhã, optando por pequenas doses, que podem variar entre 15 e 20 minutos de exposição. Quem possui a pele branca, ou mais sensível, não deve ultrapassar 10 minutos diários.
Há que ter em mente que esta terapia deve provocar bem-estar. Qualquer desconforto deve ser considerado como sinal de alerta, ou para diminuir o tempo, ou até mesmo para pausar a terapia.