Enxaguatório bucal: mitos e verdades

Manter uma boa higiene bucal é a dica número um para prevenir cáries, gengivite e até a sensibilidade nos dentes. Com a ajuda do fio, escova e creme dental é possível garantir um sorriso saudável. Mas, e quanto aos enxaguatórios? Qual é a melhor forma de utilizá-los? Esses produtos chegam aonde o fio e a escova não alcançam e agem eliminando as bactérias que causam a placa, o mau hálito e as cáries.

Leia também:
O que é erosão ácida?
Dossiê dos chás: 5 ervas potentes para a sua saúde
Clareamento dental: é melhor fazer em casa ou no consultório?

O cirurgião dentista Mauro Piragibe (CRO: RJ 31.826) recomenda o uso de produtos sem álcool e com adição de flúor. Pessoas com dentes sensíveis podem utilizar Sensodyne Antisséptico Bucal, que atende a essas especificações e foi desenvolvido para aliviar a hipersensibilidade. O especialista tira as principais dúvidas sobre o uso do enxaguatório bucal. Confira!

Dúvidas sobre enxaguatório bucal

Devo usar o enxaguatório toda vez que escovo os dentes?

Mito. A escovação deve acontecer três vezes por dia, sempre após as principais refeições, mas o enxaguante deve ser utilizado uma ou, no máximo, duas vezes.

Preciso bochechar o produto durante 30 segundos?

Verdade. Esse é o tempo necessário para que o flúor aja e os dentes obtenham todos os benefícios do produto, como o combate às bactérias.

Posso passar mal se engolir o produto?

Depende. Como a quantidade ingerida costuma ser bem pequena, você pode sentir um leve enjoo que passa em pouco tempo. Se ingerir acidentalmente grande quantidade de produto, procure um médico.

Dissolver na água diminui a eficácia?

Verdade. Dissolver o produto na água diminui seu potencial de ação. O ideal é utilizá-lo puro, pois já está nas proporções corretas. Hoje a maioria dos enxaguatórios não contém álcool, dispensando totalmente a necessidade de dissolução e eliminando a incômoda sensação de queimação na boca. 

Preciso ficar 30 minutos sem comer após o uso?

Mito. De acordo com o especialista, a ação do flúor é imediata e não será prejudicada caso você queira ingerir algum alimento poucos minutos depois.

*Esta matéria possui conteúdo publicitário