Corrimento vaginal: respostas para 5 perguntas que você tem vergonha de fazer

O corpo feminino produz vários tipos de muco mensalmente, pois os níveis hormonais flutuam e as secreções vaginais são completamente naturais. Todas as mulheres em idade reprodutiva podem ter um corrimento vaginal normal, chamado corrimento vaginal fisiológico. Ele é formado pela combinação de células mortas, bactérias naturais da flora vaginal e secreção de muco. Costuma ter entre 1 e 4ml de volume diário e sua função é umedecer, lubrificar e manter a vagina limpa, dificultando o surgimento de infecções.

Leia também:
Corrimento amarelado, marrom, branco ou escuro?
Corrimento na gravidez prejudica o bebê?
Meu corrimento não para. O que pode ser?

1. Se é normal, por que o corrimento vaginal muda ao longo do mês?

Nos 3 ou 5 dias após menstruar, a maioria das mulheres não tem corrimento. Depois deste período mais seco, é possível notar uma secreção opaca responsável por formar um tampão para prevenir que bactérias entrem no útero, o que também dificulta a penetração do esperma.

Após um corrimento mais opaco, vem a fase da secreção branca, amarela ou bege, com consistência cremosa. Nesse período, a mulher está mais fértil, mas ainda não se encontra no auge da fertilidade.

Os dias a seguir são marcados por um muco mais aquoso, parecido com a clara de ovo, elástico o bastante para esticar como uma goma entre seus dedos. No último dia, ou depois do último dia desse muco, é que começa a ovulação. Depois do estágio de ovulação, o corrimento volta a ser pegajoso e opaco.

A secreção vaginal e suas características:

2. O que significa um corrimento marrom?

Ele geralmente contém sangue coagulado. Pode ser causado pelo fim da menstruação ou algum trauma, como infecções, corpo estranho, câncer ginecológico, implantação do embrião no útero nos primeiros dias de gravidez , atrofia vaginal ou gravidez ectópica.

3. O que quer dizer o corrimento amarelado?

Normalmente, é sinal de infecção ginecológica, principalmente se acompanhado de mau cheiro, ardência ou coceira vaginal. A tricomoníase é a principal causa deste tipo de corrimento, mas outras infecções também podem provocá-la, como gonorreia e clamídia.

4. Tenho corrimento branco, o que pode ser?

A secreção pode ser normal, principalmente se for fina e em pequena quantidade. Corrimento mais espesso e acinzentado, geralmente associado a sintomas irritativos, como coceira e dor vaginal, pode ser candidíase. Se houver cheiro forte, a vaginose também é uma possibilidade.

5. Meu corrimento tem cheiro, isso é normal?

A vaginose e a tricomoníase são as principais causas de corrimento com cheiro forte. Secreções decorrentes do período e da lubrificação natural da vagina não deveriam ter odor marcante. Consulte um médico para obter o melhor diagnóstico e tratamento.