Gripe, resfriado e alergia normalmente compartilham um desconforto bastante conhecido: coriza. O nariz escorrendo ou entupido é causado pela produção de corrimento ou secreção nasal, que podem apresentar coloração e volume diferenciados.
Coriza: causas
Coriza é a inflamação da mucosa nasal que resulta em produção excessiva de muco e que, em alguns casos, é acompanhada por espirros e congestão nasal.

O que provoca a coriza?
A presença de coriza é comum em quadros de rinite alérgica, resfriado e gripe. Nestes casos, a secreção normalmente é transparente e sem qualquer tipo de odor.
Quando a coriza apresenta coloração diferenciada, pode estar relacionada a problemas mais crônicos e sérios, como sinusite, laringite ou até mesmo pneumonia.
No caso de coriza e tosse, pode ser indicativo de coqueluche (ou tosse comprida) ou bronquiolite, condições mais comuns entre crianças pequenas.
Coriza verde
A secreção esverdeada geralmente sinaliza um problema causado por infecção bacteriana, como pneumonia ou amigdalite.

Coriza amarela
A coriza amarelada, na maioria dos casos, indica uma infecção respiratória de origem alérgica, viral ou bacteriana, como quadros avançados de rinite, sinusites e laringite.
Coriza transparente
A coriza sem cor é considerada saudável e de menor gravidade, comum em quadros simples de resfriados, gripes e rinites.
Tratamento: remédio
Como a coriza é apenas um sintoma, o tratamento deve ser direcionado ao problema que causa o desconforto. Portanto, a automedicação não é indicada e apenas um médico, após avaliar as características da coriza e outros sintomas relacionados, pode prescrever o remédio mais adequado.

Remédio de farmácia para coriza
Em casos de coriza relacionada a rinite alérgica ou resfriados simples, os remédios de farmácia que costumam ser indicados para aliviar o problema são anti-histamínicos orais, antigripais e descongestionantes nasal.
Remédio caseiro para coriza
Se você deseja experimentar métodos naturais de como parar a coriza pode apostar em soluções caseiras simples, como a mistura salina que diminui e dissolve as secreções nasais, aliviando o desconforto. Para preparar, misture 1 colher de chá de sal para cada litro de água. A solução salina pode ser inalada ou pingada no nariz.
Chá de sálvia, eucalipto, alecrim, entre outros, são boas alternativas naturais para aliviar o nariz entupido causado por excesso de coriza. As infusões podem ser tomadas normalmente ou como receitas para fazer inalações.

Inalação caseira também pode surtir bons efeitos por amolecer a secreção acumuladas nas vias nasais, facilitando sua eliminação. Para preparar, ferva 1 litro de água e adicione 1 xícara de chá de folhas de eucalipto picadas. Despeje o conteúdo ainda quente em uma bacia. Respire fundo o vapor por 10 vezes seguidas. Dê um intervalo de 1 minuto e repita o processo.
Por fim, você ainda pode fazer uma compressa com toalha molhada, embebida em água morna. Basta colocar o tecido úmido sobre o rosto para ajudar a aliviar momentaneamente os desconfortos provocados pela coriza.
Gripes e resfriados: sintomas e tratamentos
- Gripe: tipos de vírus, sintomas, como tratar, riscos e vacinação
- Quando uma gripe pode ser forte a ponto de necessitar internação?
- Conheça 7 alimentos poderosos contra os sintomas de um resfriado