O que você come pode atrasar ou acelerar a chegada da menopausa. Os estudos ainda não são conclusivos, mas cientistas já apontaram relações significativas entre o consumo de determinados alimentos ao fim do ciclo menstrual da mulher. A razão, segundo informações do site médico WebMD, estaria no impacto de uma dieta sobre os hormônios.
Alimentos que atrasam a menopausa

De acordo com pesquisas, peixes oleosos e leguminosas podem atrasar em até 3 anos a chegada da menopausa. Ou seja, incluir no cardápio opções como salmão, sardinha, cavalinha, atum e arenque, além de feijão, ervilha, lentilha e grão de bico podemser uma boa alternativa para adiar um pouco a menopausa.
Alimentos ricos em zinco também são considerados aliados no processo de atraso da menopausa. O mineral pode ser encontrado em opções como carne vermelha, ostras, semente de abóbora, amendoim e amêndoa.
Alimentos que aceleram a menopausa
O consumo regular de carboidratos refinados, no entanto, pode antecipar em quase dois anos a chegada da menopausa, segundo pesquisas. Macarrão, arroz, pão, bolos, biscoito, entre outros alimentos feitos com farinha branca poderiam, portanto, fazer com que a menopausa chegasse mais cedo.
Os carboidratos refinados são um dos principais responsáveis pela resistência à insulina, que pode interferir na atividade dos hormônios sexuais e aumentar os níveis de estrogênio, aumentando assim o número de ciclos menstruais e esgotando mais rapidamente o suprimento de óvulos, resultando em uma menopausa mais precoce.
Menopausa: sintomas e tratamentos
- Método natural para retardar menopausa e evitar reposição hormonal
- Queda de cabelos na menopausa? Descubra como tratar o problema
- 6 hábitos para mudar hoje que te farão viver muito melhor na menopausa