Como tomar ômega 3 pode ajudar a reduzir drasticamente a dor da cólica menstrual

O que torna ômega-3 um poderoso aliado no combate às cólicas menstruais? Além de inúmeros benefícios para a saúde, a substância também ajuda a aliviar não só as dores decorrentes da menstruação como também amenizar os efeitos da TPM.

Pesquisas associaram que uma dose diária dos ácidos graxos presentes no ômega-3 reduziram não só os sintomas físicos e emocionais da tensão pré-menstrual, como também auxiliaram na diminuição das cólicas.

Ômega-3 contra as cólicas

Na prática, os ácidos-graxos e substâncias presentes em suplementos como óleo de peixe, por exemplo, consegue inibir a ação das prostaglandinas inflamatórias. São o elas as responsáveis pela sensação de dor e espasmos que acontece durante a menstruação.

A explicação científica é que o ômega-3 ajuda a potencializar a produção de dois ácidos no organismo: o chamado eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) que têm propriedades anti-inflamatórias. O corpo humano consegue originar estes compostos, mas em quantidade pequena para combater este tipo de disfunção, como o caso das cólicas menstruais.

Shutterstock

Um estudo publicado no International Journal of Gynecology and Obstetrics investigou exatamente isso: de que maneira o ômega-3 auxilia no combate às dores relacionadas a menstruação. A pesquisa analisou 95 mulheres com idade entre 18 e 22 anos e constatou uma redução significativa de dores e desconforto abdominal após 3 meses de tratamento com suplementação de ômega-3.

Alimentos ou cápsulas?

Alguns alimentos como carnes vermelhas, soja, nozes, peixes, ovos orgânicos e linhaça são fontes naturais destas gorduras do bem. Mas a recomendação dos pesquisadores é incluir suplementos de ômega-3 na dieta para melhorar os sintomas da menstruação (e da TPM).

Segundo a nutricionista funcional Karelin Cavallari as cápsulas que contém o EPA e o DHA extraídos de peixes são indicadas para todas as pessoas, auxiliando principalmente quem tem uma vida corrida. Mas antes de adicionar a suplementação à rotina, é preciso consultar um especialista para saber exatamente a quantidade e a melhor forma de consumo.

Benefícios do ômega-3 para a saúde