
Terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, o câncer de colo de útero (ou câncer cervical) é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A condição está normalmente relacionada à presença de alguns tipos de vírus HPV.

Em seu perfil no instagram, a ginecologista Luciana Deister explica que 3 passos simples são capazes de proteger a mulher do câncer de colo de útero. Conheça as medidas indicadas pela médica:
Como se proteger do câncer de colo de útero

Primeiro passo: a prevenção ainda é a melhor forma de se proteger do câncer de colo de útero. Portanto, além de tomar a vacina contra o HPV, é importante usar preservativo nas relações sexuais e realizar com regularidade o exame de Papanicolau.

Segundo passo: identificar precocemente o câncer de colo de útero é fundamental para diminuir os riscos de morte. Exames ginecológicos de rotina ajudam a obter o diagnóstico rápido, que elevam as chances de cura com o tratamento indicado.

Terceiro passo: a mulher deve observar o próprio corpo para se proteger do câncer de colo de útero. Como a doença se desenvolve lentamente e sem apresentar sinais iniciais, é importante investir tempo conhecendo o corpo e observando sinais que podem ser atípicos, como dores abdominais, sangramento e secreção vaginal fora do normal.
https://www.instagram.com/p/BqYVIKUFDBi/
Câncer no colo do útero
- Câncer no colo do útero dá sinais nada óbvios: dor nas costas, pernas e mais
- Ferida no colo do útero: tudo sobre a lesão que pode evoluir para câncer
- Se você tem mioma no útero, é isto que deve saber sobre ele virar câncer