Após passar longos períodos na piscina ou no mar você pode experimentar o entupimento do ouvido pela água que ficou retida na região. O incômodo pode permanecer por muitas horas e, para aliviar o desconforto, basta apostar em uma simples técnica manual, indicada por Jamal Azzam, otorrinolaringologista da Clínica Jamal.
Como desentupir o ouvido
De acordo com o especialista, o mais indicado é esperar a água sair normalmente, mas se isso não ocorrer, por excesso de cera ou descamações na área que impedem que o líquido seja liberado, siga os seguintes passos:
Deite-se de lado, deixando o ouvido entupido para baixo e esfregue levemente a orelha, em movimentos circulares, fechando e abrindo a boca ao mesmo tempo. Caso o incômodo permaneça, mantenha o ouvido tampado para baixo e dê leves tapas no outro lado da cabeça.

Se o alívio não ocorrer, espere um pouco e repita os procedimentos e procure um médico caso não perceba melhora ou se, além do entupimento, você sentir dor de ouvido ou vazamento de sangue ou pus.
Tentar desentupir o ouvido usando álcool é um truque caseiro muito comum, mas, segundo o médico, não deve ser feito sem orientação de um profissional. Colocar objetos ou líquidos no ouvido é sempre um risco e o método deve ser realizado somente de modo indicado explicitamente pelo especialista em saúde.
Sintomas e seus significados
- Olhos amarelados: o que pode ser? Câncer, malária e outras 5 doenças
- Gosto de ferro na boca é sinal de quê? Dengue, gravidez e mais 10 causas
- Sentir calafrios é normal ou sinal de doença? Identifique a causa do “arrepio”