Causa da cárie não é só doce: até alimento tido como saudável pode dar o problema

Apesar da saliva geralmente ser mais ácida que o sangue, o pH salivar se espelha ao do sangue e, por isso, é um importante indicativo da saúde. Depois de comer, porém, o pH da saliva sobe de 6.4 a 6.8 para 7.5 ou mais. Tudo porque os alimentos, principalmente os açucarados, deixam o pH da boca mais ácido e propício ao desenvolvimento de bactérias que provocam as cáries.

Além do doce, o que provoca cárie?

istock

Até fruta pode dar cárie

O problema é que todo mundo imagina que alimentos açucarados são aqueles extremamente doces. E não é verdade. O açúcar está presente nas frutas, derivados de leite e também nos carboidratos. Todos os carboidratos (refinados ou complexos), em algum momento, vão ser convertidos em glicose na corrente sanguínea acidificando ainda mais o sangue e a saliva.

Como a ingestão de alimentos ácidos, açucarados e industrializados tem se tornado cada vez mais abundante na vida moderna, é comum que a redução do pH salivar seja constante. Essa acidez provoca a desmineralização da superfície dentária, o que pode acarretar em perdas significativas do esmalte dentário facilitando a proliferação de microorganismos causadores da cárie.

Por isso, a dica é evitar alimentos cariogênicos (que podem provocar caries, como doces, pães, grãos e alimentos ricos em carboidratos, principalmente os processados, além de bebidas adoçadas e industrializadas) e consumir mais ingredientes cariostáticos (que protegem os dentes do aparecimento das cáries, como os ovos, as leguminosas, as sementes oleaginosas e os vegetais em geral).

Cuidado com os dentes