Robinson Monteiro, o Robinson Anjo que ficou famoso no início dos anos 2000 no programa do apresentador Raul Gil, contou com detalhes uma experiência impactante que quase o levou à morte após tentar emagrecer sem auxílio médico.
Robinson Monteiro: gordofobia
https://www.instagram.com/p/77bOfByeLM/
Em entrevista a Luciana Gimenez, no programa “Superpop”, da RedeTV!, Robinson Anjo revelou que durante toda a sua vida profissional sentiu que sua fisionomia causava incômodo para as pessoas que lhe cercavam.
Dentre as passagens narradas por Robinson ao longo da conversa com Luciana que exemplificam tal desconforto, ele cita um constrangimento pelo qual passou durante a produção de seu primeiro DVD. “Tiveram a ideia de eu entrar no palco como um anjo. Mas aí alguém lançou que, para eu voar, teriam que contratar um guindaste para me levantar”, disse o cantor.
https://www.instagram.com/p/BhQ9NH7FihP/
Robinson também contou que, frequentemente, frases criticando sua fisionomia de forma bastante explícita eram direcionadas a ele, assim como exigências eram feitas ao artista para que seu peso fosse reduzido o quanto antes.
“Falavam: ‘Nossa, você está muito gordo, tem que emagrecer’. Já chegaram para mim questionando: ‘Quantos meses você precisa para a gente fazer a capa do seu CD?’ Isso para eu emagrecer.”
Remédio para emagrecer quase o matou
https://www.instagram.com/p/Bn2qz9zF2H-/
Diante de tamanha pressão sobre seu corpo e imagem, Robinson passou a se automedicar com um remédio que inibia seu apetite e que visava o emagrecimento. “Eu tomava três comprimidos de manhã, três ao meio-dia, três à noite”, revelou.
O uso dos medicamentos surtiu efeito, porém, ao mesmo tempo, causou um grande mal à saúde do cantor. “Com os remédios, passei a emagrecer. Até que um dia, voltando de um show, comecei a passar mal. Perdi o movimento das pernas, dos braços, do corpo. Saí da minha casa amarrado, direto para a UTI.”
https://www.instagram.com/p/BaYV5IsFmIG/
Segundo Robinson, o quadro em que se encontrou na ocasião foi bem grave e quase o levou à morte. “Fizeram um diagnóstico de que eu não sobreviveria naquela madrugada porque meu corpo estava morrendo. Eu estou de pé aqui por um milagre. Eu sou um milagre. Pela medicina eu não estaria aqui. O meu pulmão tinha fechado”, contou o cantor.
O artista gospel ainda contou que, antes do susto, seu corpo chegou a sinalizar que estava à beira do colapso. Porém, Robinson não conseguiu identificar o que estava acontecendo no momento. “Eu sentia uma fadiga, porque eu ia muito no banheiro, mas não percebia que estava perdendo meus minerais, minha saúde. Tremia no meio das canções, mas achava que estava muito emocionado e vivendo a música. Mas era a minha saúde que estava se esvaindo.”
Remédio para emagrecer: riscos

Na busca de um emagrecimento rápido, muitas pessoas acabam recorrendo a medicamentos inibidores de apetite para atingir seu objetivo – como foi o caso de Robinson.
Entretanto, o uso de tais medicamentos pode trazer riscos à saúde do indivíduo, como problemas de sono, diminuição da libido, nervosismo, ansiedade, doenças cardíacas, desconcentração, agressividade e crises de pânico – especialmente se a utilização dos produtos for realizada sem qualquer tipo de supervisão médica.
https://www.instagram.com/p/BeDrR2nlXef/
“É fundamental nestes casos (como em qualquer tratamento medicamentoso) que o médico saiba selecionar com muito cuidado quais pacientes podem usar ou não tal substância. E os pacientes devem compreender que o uso desta medicação é apenas um auxiliar no processo de emagrecimento”, afirma o endocrinologista Ricardo Mendes Martins, do Instituto Nacional de Cardiologia.
Além das indicações apontadas pelo médico, é válido lembrar que, para um emagrecimento saudável, é preciso que a pessoa passe por transformações comportamentais, como a reeducação alimentar e que deixe a vida sedentária para trás. “A pessoa voltará a ganhar peso caso abandone os principais responsáveis pelo seu emagrecimento: mudança de hábitos alimentares e prática regular de atividades físicas”, alerta o especialista.
https://www.instagram.com/p/BB2_LHZyeF7/
Mudança fisionomia de Robinson
Em 2017, Robinson aceitou passar por uma transformação radical no visual com a ajuda do “Programa do Gugu” (TV Record).
Durante o programa, o artista se submeteu a tratamentos estéticos, dieta, exercícios físicos e até recebeu a consultoria de um personal stylist – uma experiência que proporcionou a redução de 15 kg ao cantor.
https://www.instagram.com/p/BdS9qetlaZR/
No programa de Luciana, o artista também revelou que, atualmente, passa por uma reeducação alimentar, que começou principalmente após a chegada dos filhos. Robinson é pai de Robinson Jr., Miguel e Rafaela.
https://www.instagram.com/p/BfFe6MVFvXe/
“Na época em que eu fiquei doente, eu não era pai. Agora tenho filhos e tenho que ensinar os meninos a comerem comida saudável: salada, legumes. Se você não come, os meninos questionam. Então a situação me incentiva ter uma reeducação alimentar.”
https://www.instagram.com/p/BmYzSDCFH1Q/
Emagrecimento saudável
- Dieta saudável: 12 dicas para emagrecer rápido
- Emagrecer quantos quilos por mês? Nutrólogo diz o número saudável
- Como atingir sua zona metabólica e perder até 2 kg por semana