alisamento causa câncer?

Estudo aponta ligação entre produtos para alisar cabelo e câncer de útero

Afinal, alisamento causa câncer? Entenda a suposta relação entre o procedimento e a doença

Mulheres que usam produtos químicos para alisar o cabelo têm risco maior de desenvolver câncer de útero, segundo um recente estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute.

A pesquisa se baseia em dados de 33.497 mulheres americanas com idades entre 35 e 74 anos, que foram acompanhadas por quase 11 anos. Durante esse período foram diagnosticados 378 casos da doença. O câncer uterino representa cerca de 3% de todos os novos casos de câncer, mas é o mais comum do sistema reprodutor feminino.

Alisamento capilar causa câncer? Entenda a relação

Os cientistas do National Institutes of Health descobriram que as mulheres que relataram uso frequente de produtos de alisamento, definido como mais de quatro vezes ao ano, tinham duas vezes mais chances de desenvolver câncer de útero em comparação com aquelas que não usavam os produtos. Associações semelhantes não foram encontradas em outros procedimentos capilares, como tinturas, descolorações, luzes ou permanentes.

(Crédito: Freepik)

“Estimamos que 1,64% das mulheres que nunca usaram um produto para alisar o cabelo terão desenvolvido câncer de útero aos 70 anos. Mas, para as usuárias frequentes, esse risco aumenta para 4,05%”, afirmou em comunicado Alexandra White, principal autora do estudo.

Os resultados são consistentes com estudos anteriores que mostram que os alisadores podem aumentar o risco de câncer relacionado a hormônios em mulheres.

Os pesquisadores não coletaram informações sobre marcas ou ingredientes dos produtos capilares que as mulheres usavam. No entanto, eles observam que várias substâncias químicas encontradas em alisadores (como parabenos, bisfenol A, metais e formaldeído) podem estar contribuindo para o aumento do risco de câncer uterino.

(Crédito: Freepik)

A exposição química do uso de produtos capilares, especialmente alisadores, pode ser mais preocupante do que outros produtos de cuidados pessoais devido à maior absorção pelo couro cabeludo, que pode ser exacerbada por queimaduras e lesões causadas por chapinhas.

Estudos sobre câncer