Calculadora menstrual: aprenda jeito fácil de saber quando vai ovular e menstruar

por | fev 7, 2019 | Saúde

Ter maior conhecimento sobre o funcionamento do próprio corpo e controle para se sentir livre e segura são apenas alguns dos motivos pelos quais toda mulher deveria aprender a fazer contas relacionadas ao ciclo menstrual. E o processo é mais fácil do que você imagina.

Ciclo menstrual

O ciclo menstrual é o período em que as mulheres férteis passam por alterações hormonais e fisiológicas com o objetivo biológico de ficarem grávidas. Normalmente, dura 28 dias, mas pode variar entre 23 e 35 dias, dependendo do organismo de cada mulher.

Cada ciclo menstrual é marcado pela descamação da parede externa do útero e pelo sangramento. A menstruação ocorre 1 vez por mês e dura entre 3 a 8 dias.

Shutterstock

Período fértil

Em mulheres que possuem um ciclo menstrual regular, de 28 dias, o período fértil começa no 10º dia depois da menstruação e dura até ao 18º dia, em média.

De acordo com a ginecologista e obstetra Dra. Erica Mantelli, sintomas característicos da etapa em que a mulher tem maiores chances de engravidar são aumento de libido e lubrificação da vagina, que vem acompanhada de uma secreção com aspecto de clara de ovo. Algumas mulheres reportam dor na região pélvica, que ocorre por conta de liberação do óvulo.

Data da menstruação

A data da chegada da menstruação marca o início do próximo ciclo. Ela pode durar de dois a sete dias, segundo a médica. O principal sintoma desta etapa são as cólicas, cuja intensidade varia muito a cada caso, assim como o fluxo de sangue.

Menstruação irregular

A menstruação irregular, como a própria definição indica, é aquela que foge do padrão conhecido pela mulher. O tempo entre cada ciclo é alterado, com maior ou menor espaço de tempo de um e outro.

Alguns sinais comuns de menstruação irregular incluem perda maior ou menor de sangue e variação no número de dias do período, por exemplo. A irregularidade no ciclo menstrual não deve ser ignorada quando ocorre com frequência e deve ser relatada ao médico.

As causas de menstruação irregular podem ir desde um simples quadro de estresse emocional ou alterações no peso, passando por mudanças e distúrbios hormonais, até condições mais graves, como síndrome dos ovários policísticos, endometriose, miomas, tumores, entre outros problemas de saúde.

Aplicativos para controlar período fértil e menstruação

Aplicativos para celular que ajudam a controlar a menstruação e o período fértil podem ser opções simples, úteis e eficazes para mulheres que querem manter uma espécie de diário do funcionamento do próprio corpo.

Shutterstock

Atualmente é possível encontrar diversas opções de aplicativos para quem quer aumentar a fertilidade e engravidar e obter uma visão personalizada de sua saúde reprodutiva e geral.

Ciclo menstrual: dúvidas