null: nullpx
bexiga-Tasaudavel

Caio Castro fala que homem pode ter ereção ao segurar xixi: médico diz se ocorre mesmo

Publicado 29 Out 2019 – 04:09 PM EDT | Atualizado 29 Out 2019 – 04:09 PM EDT
Compartilhar

Recentemente, no Altas Horas (Rede Globo), a cantora Larissa Manoela contou que já fez xixi no palco e que, depois disso, passou a usar fraldas para o caso de não conseguir conter a micção novamente. Na mesma conversa, o ator Caio Castro comentou que, para homens, é ainda mais complicado segurar o xixi, já que o ato ocasiona ereção do pênis - mas, afinal, é isso mesmo que acontece?

Caio Castro diz que segurar o xixi provoca ereção

Após ouvir a história de Larissa, o ator falou sobre o que ocorre com os homens nessas situações. “O homem tem ereção para segurar o xixi. [...] Já vi vários cantores [nesta situação], aí todo mundo comenta: ‘Sacana!’. Não, foi o diafragma, pressionou a bexiga...”, disse ele, afirmando que também é por esse motivo que homens frequentemente acordam com o pênis ereto.

Segurar o xixi causa ereção?

Conforme explica o urologista Flávio Iizuka, é bastante difundida a ideia de que segurar o xixi causa ereção e, inclusive, há quem justifique isso afirmando que, quando cheia, a bexiga comprime os nervos erigentes (responsáveis por deixar o pênis ereto), mas tudo não passa de um mito.

“Muitas vezes a gente faz manobras de enchimento da bexiga [durante exames] e nenhum paciente sequer esboça ereção, isso é um mito”, afirma ele, explicando que a crença tem uma “justificativa” para existir. “O indivíduo às vezes acorda com uma ereção e, geralmente, ele também acorda com vontade de urinar. Fica parecendo que existe uma associação, mas não há”, comenta.

Uma relação possível entre esses dois mecanismos, de acordo com Iizuka, é o fato de que, com o pênis ereto, o homem não consegue urinar de forma normal. “Durante a ereção, a próstata contrai e fecha o canal da uretra. Se ele tenta urinar, o jato sai fraco, com dificuldade, e muitas vezes com dor. O homem precisa relaxar, deixar passar a emoção, para então conseguir urinar", diz ele.

O médico lembra, inclusive, que ereções matinais (e até durante o sono), além de normais, indicam saúde. “Quando não estão acontecendo, é motivo de procurar um especialista”, diz o médico. O “fenômeno”, no caso, está ligado ao fato de que, durante o sono, as atividades cerebrais e hormonais mudam, o “controle” sobre essas situações diminui e as ereções podem ocorrer “sozinhas”.

Problemas no trato urinário

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse