Benefícios dos Florais de Bach para crianças

Especialista garante: não são apenas os adultos que podem se beneficiar com famosos Florais de Bach. Amenizar alguns típicos comportamentos infantis também é possível com as gotinhas.

Para muitas mães, se separar dos pequeninos, seja para ir trabalhar ou deixá-lo na escola, é uma missão (quase) impossível. Do lado das crianças, a coisa toda também não acontece em profunda calmaria. Elas são muito apegadas às mamães e isso pode acabar gerando sofrimento para toda a família.

A educadora e terapeuta floral Maria Aparecida das Neves explica que, no primeiro ano de vida, o bebê vive uma série de mudanças e aprendizados que afetam o estado emocional. “Eles têm que aprender a mamar, criar uma rotina de sono, adaptar-se aos cuidados de outras pessoas que não sejam a mãe. Começam a dar os primeiros passos e surgem os dentinhos”, comenta. Tudo isso acaba deixando os pequenos agitados, chorando por qualquer coisa e fazendo birra. Para a terapeuta, uma maneira natural e sem contraindicações de resolver o problema são os Florais de Bach. “Eles equilibram as emoções tanto dos pais como dos bebês”, garante Maria Aparecida.

O que são Florais de Bach?

Essas “gotinhas”, feitas naturalmente a partir de plantas e flores, foram desenvolvidas na década de 30, pelo médico inglês Edward Bach, para tratar sentimentos e emoções. São 38 essências, uma para cada estado negativo da mente, que ajudam a administrar as pressões emocionais do dia a dia ou aquelas provocadas por situações específicas, como perdas e traumas.

No caso das crianças, Maria Aparecida diz que o método é ainda mais eficiente. Confira alguns comportamentos comuns das crianças e que podem ser controlados pelos florais indicados pela terapeuta.

Benefícios dos florais para bebês

Créditos: Shutterstock

Sono

Se o bebê costuma trocar o dia pela noite, ou mesmo tem dificuldade para dormir, a especialista indica o Rescue Kids, uma versão infantil do Rescue Remedy, fórmula mundialmente conhecida composta por cinco Florais de Bach. O diferencial da versão kids é que a formulação não possui álcool e já vem pronta para uso.

Pesadelos

“Algumas mães relatam que os bebês acordam assustados, de maneira repentina, como se tivessem saído de um pesadelo”, conta Maria Aparecida. Se isso acontecer várias vezes, o melhor é iniciar o tratamento com o floral Rock Rose.

Agitação

Bebês muito agitados, além de não dormirem direito, também não se alimentam da maneira correta. Nesse caso, o floral Impatiens, que promove paciência e tranquilidade, pode ajudar. O Rescue Kids também é destacado pela terapeuta para equilibrar as emoções.

Créditos: Shutterstock

Apego à mãe

Essa é uma das situações mais frequentes, segundo Maria Aparecida. Para esse caso, mamãe e criança devem tomar o floral Chicory, já que muitas vezes são elas que não conseguem deixar a prole e acabam transmitindo essa insegurança.

Nascimento dos dentes

Fora o Rescue Kids, sempre um aliado nestas situações, alguns outros florais podem ajudar: Cherry Plum, resgata a quietude, importante para bebês excessivamente aflitos e descontrolados; Impatiens, que traz paciência; e Walnut, para auxiliar a criação a se adaptar.

Preguiça de engatinhar e andar

Mesmo sem ter nenhum problema fisiológico, alguns bebês parecem ter preguiça de engatinhar ou andar. Para resolver o problema, a terapeuta sugere o floral Hornbeam, que ajuda a dar estrutura. “Esse floral traz a energia da terra que sobe pela coluna e dá forças para o bebê se manter ereto”, explica.

Contraindicações

Se você identificou um ou mais destes comportamentos nos próprios filhos, vá com calma. A terapeuta floral Maria Aparecida destaca que, embora os florais sejam naturais e possam ser usados mesmo se a criança estiver doente, é essencial a avaliação de um especialista para recomendar a melhor essência e fazer a indicação de consumo. Afinal, ainda que pareçam, essas gotinhas não são mágicas.

Conheça outros conteúdos da Revista Bianchini.