O kefir é um alimento natural com sabor parecido com o de um iogurte natural e textura semelhante a de um queijo coalhado, capaz de promover bom funcionamento do organismo como um todo e favorecer a saúde e o emagrecimento.
O que é kefir?
Fruto da fermentação de micro-organismos benéficos que agem como antibióticos naturais, o kefir é um tipo de alimento saudável que elimina as bactérias ruins e cultiva as boas. O resultado é uma melhora na flora intestinal, no sistema imunológico e em diversos outros aspectos.

O kefir é considerado um produto simbiótico, ou seja, uma mistura de probióticos e prebióticos. A classificação significa que o alimento possui micro-organismos que previnem doenças e fibras que estimulam a reprodução dos bacilos benéficos.
Existem dois tipos de kefir, que são classificados de acordo com o ambiente propício para sua proliferação e fermentação: água ou leite.

Kefir de leite
O kefir de leite precisa da uma bebida láctea de origem bovina ou de cabra para se proliferar e fermentar. Também pode ser usado iogurte, leite de soja ou leite de coco.
Kefir de água
Como a própria definição indica, esse tipo se alimenta de água mineral ou água de coco com açúcar mascavo ou açúcar demerara. É ideal, portanto, para pessoas que sofrem de alergia ou intolerância à lactose.
Benefícios do kefir para saúde

O kefir atua na melhora da flora intestinal, ou seja, a recolonização de bactérias boas no intestino que liberam uma substância chamada bacteriocina que elimina os micro-organismos ruins. Com isso, o sistema é reequilibrado, a imunidade ganha força, a função intestinal melhora e as doenças não surgem com tanta facilidade.
De acordo com a nutricionista funcional e esportiva Giovana Canno, estudos relacionam a bactéria proveniente do kefir alimento à prevenção de tumores cancerígenos, ao combate do colesterol alto e controle da diabetes, já que diminui a absorção de glicose pelo organismo e, consequentemente, estabiliza os níveis de insulina.

O kefir pode ainda ser mais benéfico para mulheres, uma vez que diminui os riscos de duas condições bastante comuns: candidíase e infecção urinária. Como regula o fluxo de micro-organismos no intestino, o alimento reduz as chances de esses problemas surgirem. Além disso, por melhorar a imunidade, ele pode diminuir a recorrência de infecções como um todo.
Além de regular níveis de insulina, que estão ligados ao acúmulo de gordura, o kefir ajuda a emagrecer porque potencializa o ganho de massa magra, já que ele melhora a absorção de glicose pela célula muscular, melhorando o treino e recuperando os músculos mais rápido.

Os grãos ajudam a eliminar essa bactéria maléfica e manter a integridade da mucosa, podendo prevenir e complementar o tratamento de doenças como úlcera e gastrite. O alimento, por favorecer a saúde da flora intestinal, ainda é capaz de evitar prisão de ventre e diarreia.
Até mesmo a saúde emocional pode ser beneficiada pelo consumo do alimento. Por ser fonte de rico em triptofano, um precursor do neurotransmissor serotonina, que promove a sensação de bem-estar e felicidade, ele ainda seria eficaz no tratamento da depressão, síndrome do pânico, ansiedade e instabilidade de humor.
Como fazer kefir?

O kefir não é vendido, mas sim compartilhado para ser feito em casa. Funciona assim: alguém lhe dá alguns grãos e você os cultiva. Em ambiente adequado – substratos de açúcares e proteínas, como leite – ele se prolifera, fermenta e chega à composição ideal para consumo, sem nunca chegar a um fim.
Muitas pessoas estão dispostas a doá-lo desidratado e congelado, sendo preciso apenas esperar que ele descongele para inseri-lo no substrato de leite ou água.
Como fazer kefir de leite
Em um pote de vidro, misture aproximadamente uma colher de sopa de grãos kefir a duas xícaras de leite bovino, de cabra ou de coco. Tampe com um pano vazado, como um tule, e coloque na geladeira. Aguarde de 36 a 48 horas para que a substância fermente e coe o líquido, que ficará semelhante a um iogurte, com um coador em outro recipiente de vidro.
Os grânulos que forem separados são as bactérias do kefir, que devem ser colocadas novamente no leite. Já o líquido coado pode ser bebido diretamente ou usado para o preparo de iogurtes, shakes e queijos.

Como fazer kefir de água
Siga os mesmos passos do kefir de leite, mas substitua a bebida láctea por água de coco ou água com açúcar mascavo ou demerara.
Para que os benefícios do kefir sejam mantidos, alguns cuidados devem ser seguidos, segundo orientações da nutricionista Giovana Canno:
- Manter o kefir sempre na geladeira
- Sempre armazenar com o substrato (água ou leite) para que o kefir não morra
- Descartar a parte consumível se ela passar mais de 36 horas sem contato com o substrato
- Não usar recipientes ou colheres de metal para armazenar ou fazer o kefir
Como consumir kefir?

O kefir pode ser consumido diariamente, mas o ideal é recorrer a um médico ou nutricionista para descobrir qual é a frequência correta de consumo, que pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, o kefir deve ser associado a uma boa hidratação para que ele consiga se proliferar corretamente. Portanto, tome muita água ao usar esse simbiótico.
Uma sugestão da nutricionista é usar o kefir em conjunto com outros alimentos benéficos para enriquecer ainda mais o cardápio e melhorar a saúde, como batido com frutas, coco ralado, fibras e biomassa de banana verde.