Se até hoje você só olhou a arruda como espanta espírito mau ou protetor contra olho gordo e companhia, reveja seus conceitos. Suas folhas contém inúmeras propriedades e curam tosse, cólicas, flatulência, náuseas, dor de cabeça, palpitações, espasmos, e mais.
Não é só o cheiro que é potente
Arruda é a tradução palavra grega “ reuo”, que significa libertar. Essa planta é tão eficaz no processo de cura, que era uma das ervas preferidas de Hipócrates, o Pai da Medicina, e que, segundo conta a história, não economizava elogios para ela.
Um fato muito interessante sobre essa erva é que esteve presente em vários períodos ao longo da história da humanidade. Shakespeare chegou a citá-la no livro Ricardo III, alem de que os gregos a consideravam uma erva anti magia, surgindo então a crença milenar de que este é um santo remédio para combater bruxarias e feitiços. Essa crença era tão forte que, na Idade Média, durante a Inquisição (por volta do Século 13), a arruda era considerada uma defesa poderosa contra as bruxas.
Três séculos mais tarde, essa planta era usada por Piperno, famoso médico napolitano, para tratar a epilepsia e vertigem, onde curiosamente, parte do tratamento incluía o uso de folhas suspensas no pescoço do doente.
Acredita-se que é eficaz para tratar problemas oculares, principalmente se a capacidade da visão estiver comprometida pelo esforço excessivo, a popular “vista cansada”. Era a erva de grandes pintores, que “devoravam” quantidades substanciais de folhas para ter uma visão nítida e clara.
Uso caseiro
Se não quer saber de tanta história, mas sim como usar a arruda como remédio caseiro, a primeira informação que você deve saber é que as folhas com as propriedades mais concentradas são as mais novas, aquelas que estão na ponta do ramo. Há herbalistas que preferem usar somente os brotos.
Para fazer un remédio caseiro, pegue algumas folhas e ferva em numa xícara de águ, fazebdo um chá de folha de arruda. Você deverá bebê-lo enquanto estiver morno e, tenha o corpo e o espírito preparados para o sabor extremamente amargo.
Para deixar o corpo prevenido contra picadas de escorpiões, de cobra, abelhas, marimbondos, aranhas ou contra cogumelos venenosos, você poderá beber o suco da arruda. Para dor de cabeça, espasmos nervosos, palpitações ou tonturas, basta mastigar algumas folhas frescas. Dores na ciática, ou nas articulações podem ser curadas com a aplicação de folhas esmagadas sobre a área ou também se pode usar o óleo essencial, aplicando entre 3 e 5 gotas.
Cuidado apenas para não ficar exposto ao sol quando aplicar arruda na pele, pois corre risco de queimaduras ou manchas. Essa erva aliás, deve ser manuseada com muito cuidado quando usada como remédio natural, pois, além de abortiva, se consumida em grandes quantidades, pode provocar danos hepáticos ou alterações no sono. Na dúvida, fale com um herbalista sobre qual a melhor quantidade para cuidar da sua condição. Mais vale prevenir…