Em comunicado divulgado no site da instituição, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na última segunda-feira (15) a apreensão de lotes do medicamento Somatropina. Segundo a agência, o recolhimento acontece após denúncias de falsificação da substância, que é um hormônio usado por crianças.
Anvisa apreende lotes de remédio para crescimento
Após denúncias, a Anvisa comunicou nos últimos dias o recolhimento do medicamento Somatropina, especificamente na dosagem de 20 mg e em forma de solução injetável. Em um comunicado, o órgão afirma que a apreensão é de lotes falsificados, incluindo produtos com rótulos não originais ou com impressão não reconhecida pelos fabricantes. São eles:
- Saizen (fabricante Merck S/A), somatropina, lote AB000569 (Alerta Rápido BR/Falsificação/208.1.0);
- Norditropin (fabricante Novo Nordisk), somatropina, lote Lk96m38.
Estes lotes do medicamento – usado para melhorar as taxas de crescimento em crianças que têm deficiência do hormônio responsável por isso – têm orientação de apreensão, inutilização e proibição tanto da comercialização quanto da distribuição e de uso. A quem suspeita de algum medicamento comprado, a Anvisa orienta entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor para identificar se o produto é ou não original