A diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, que tem como função quebrar as moléculas de glicose e transformá-las em energia. A diabetes tipo 1 costuma se manifestar na infância e consiste na falta de produção da insulina. Já na diabetes tipo 2, o corpo produz insulina, mas é resistente a ação desse hormônio.
A nutricionista Paola Nunes, da clínica Super Healthy, em São Paulo, explica que, nessa situação, o desenvolvimento da doença pode, sim, ter relação com a má alimentação. “É necessária uma pré-disposição a desenvolver a diabetes tipo 2, mas o gatilho para essa doença é uma dieta pobre em fibras, vitaminas, minerais, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios”. Para evitar passar pelo problema, veja alguns alimentos que combatem a diabetes.
Alimentos contra a diabetes
Frutas
Paola indicada o consumo de 3 a 5 frutas por dia, preferencialmente com suas cascas, para aumentar o nível de fibras no corpo.
Legumes
“Ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos, os legumes fazem com que as reações do organismo ocorram corretamente, evitando que os órgãos fiquem sobrecarregados e acabem desenvolvendo alguma disfunção, tais como o pâncreas no diabetes tipo 2”, esclarece Paola.
Canela
A nutricionista também explica que a canela auxilia na prevenção da doença porque ajuda a reduzir a velocidade com que a glicose é distribuída pelo sangue.
Oleaginosas
É indicado o consumo de oleaginosas, como a avelã. Esses alimentos possuem alta concentração de minerais e gorduras benéficas, que auxiliam na sensação de saciedade e evitam o consumo exagerado de carboidratos.
Leia também:
Sintomas da diabete: como identificar
Chá de lapacho para diabetes
Ervas medicinais para diabetes