null: nullpx
beleza-Tasaudavel

Alimento que todos jogam fora é truque de Maíra Cardi para soltar intestino e ter cabelo lindo

Basta uma colher de sopa por dia para colher os benefícios
Publicado 6 Nov 2018 – 10:19 AM EST | Atualizado 24 Ago 2022 – 04:23 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Maíra Cardi Crédito: mairacardi/instagram

Maíra Cardi tem um truque de beleza e saúde bem diferente. Em seu Instagram, ela falou sobre uma tática para soltar o intestino e deixar o cabelo lindo: comer sementes de mamão, justamente a parte da fruta que todo mundo joga fora.

Maíra Cardi tem truque para intestino e beleza

Na publicação, ela se filma comendo uma colher cheia de sementes e fala: “Vou dar uma dica para vocês: é ótimo para quem tem prisão de ventre, para funcionamento do intestino de modo geral, pele e cabelo. Eu como mamão com a semente e superajuda no intestino”, explicou.

Ela explicou uma forma fácil de comer a semente. “Se você não quiser comer inteira, pode comer junto com o mamão, que você não sente o gosto. Não precisa mastigar, é só engolir direto", disse, complementando: "É bem melhor do que tomar um remédio artificial. É muito bom, vai dar muito certo para o intestino de vocês”, indicou.

Sementes de mamão: benefícios

Funcionamento do intestino

As sementes de mamão, de fato, são partes nutritivas da fruta que podem ajudar com o bom funcionamento do corpo e do intestino. Essa contribuição acontece principalmente pela alta quantidade de fibras existentes.

Desta forma, ajudam também na perda de medidas abdominais e na sensação de saciedade. Além disso, evitam a formação de gases e propiciam bem-estar do trato digestivo.

Ajuda a prevenir câncer

Conforme explica a nutricionista Gabriela Ghedini, as sementes são ricas em papaína, uma enzima proteolítica que é capaz de expulsar parasitas no nosso corpo e podem até ajudar a prevenir o câncer - em especial, o de intestino.

“Tudo o que melhora o intestino previne a doença, porque a constipação [prisão de ventre] aumenta as chances de câncer. Quem vai ao banheiro todos os dias elimina mais toxinas”, explica.

Além disso, as sementes ajudam no sistema imunológico.

Faz bem para o fígado

Esta parte do mamão ainda conta com propriedades desintoxicantes e promove a limpeza do fígado, deixando-o mais saudável e tratando doenças mais sérias. Com essas características, são capazes, também, de prevenir e tratar outras intoxicações causadas por alimentos contaminados e bactérias.

Crescimento do cabelo

Conforme explica o tricologista Valter Teixeira, as sementes podem ajudar no crescimento do cabelo e melhorar também força e brilho do fio. “As sementes também ajudam a deixá-lo macio e hidratado, pois contêm grande quantidade de vitamina A, que ajuda a promover o óleo natural do corpo [sebo]”, explicou.

Tratamento da pele

O mamão por si só já tem uma ação que promove o rejuvenescimento. A fruta conta com vitaminas que são importantes no tratamento de pele. “As vitaminas C e A, presentes na fruta e na semente, são importantes para a produção de colágeno, que podem evitar o aparecimento de rugas. Além disso, a papaína também faz com que a textura da pele fique mais macia e dá luminosidade a ela", explicou Valter.

Como consumir?

As sementes do mamão podem ser misturadas inteiras ou trituradas a outros alimentos. Segundo explica a nutricionista Gabriela Ghedini, apenas uma colher de semente por dia já é o suficiente para adquirir seus benefícios.

“As sementes podem ser ingeridas in natura com a fruta ou comidas puras, mas são bem amargas. Elas também pode ser usadas em vitaminas, saladas, sucos, sopas ou podem ser secas no forno, e depois, moídas para usar como se fosse uma ‘pimenta’”, orienta.

Truques de beleza

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse